A plataforma de comunicações online WhatsApp prepara-se para introduzir uma nova função que promete mudar a forma como usamos esta app de mensagens para Android e iOS. Ainda em fase de teste (beta), está o bloqueio para as capturas de ecrã, bem como as gravações de "tela".
O WhatsApp quer aumentar a segurança e privacidade da sua aplicação com vista a assegurar a salvaguarda das informações e dados pessoais dos utilizadores. Para tal, deverá impedir a captura de ecrã, bem como a gravação do ecrã em determinadas condições.
Fim das capturas de ecrã e gravação para o WhatsApp?
Segundo aponta a plataforma WABetaInfo, isto pode efetivamente aumentar a privacidade do serviço ao, eficazmente, garantir que o conteúdo não pode ser captado a partir do smartphone do destinatário(s). Há, contudo, alguns detalhes a ter em consideração.
As alterações foram anunciadas pelo CEO do grupo Meta (ex Facebook), Mark Zuckerberg e visam dar mais controlo ao utilizador, além de reforçar a respetiva privacidade.
Mais ainda, este tipo de controlo mais criterioso deve ficar disponível não só no WhatsApp, mas também nas demais plataformas do grupo como o Instagram, Facebook, e Facebook Messenger.
Reforço de privacidade a ser preparado para a app de mensagens para Android e iOS
Mais concretamente, o utilizador poderá categorizar um conteúdo como de "Visualização Única". Algo que, aliás, já encontramos no Instagram com o envio de fotografias e vídeo através das mensagens diretas ou DM's, por exemplo.
Tal como o seu nome indica, um conteúdo classificado como de visualização única só poderá ser visto uma vez pelo destinatário, ficando este igualmente impedido de fazer capturas de ecrã, ou gravações.
Assim sendo, para o remetente ficará disponível um novo controlo, antes do envio do conteúdo. No que lhe concerne, para o destinatário será apresentada a mensagem de "Este conteúdo só pode ser visto uma vez".
Em simultâneo, o destinatário será também avisado da impossibilidade de fazer capturas de ecrã, ou gravações. Desse modo, ambas as partes ficará a saber que aquele é um conteúdo privado, daqui em diante mais salvaguardado na plataforma.
A chegar brevemente à app para Android e iOS
As alterações serão visíveis na versão 2.22.22.3 do WhatsApp para Android. De igual modo, contamos também com a sua chegada para o universo Apple com a versão 22.21.0.71 para iOS da aplicação em causa.
Em suma, sempre que um conteúdo for categorizado como de "Visualização Única", o destinatário não terá forma direta de gravar ou captar o ecrã no seu dispositivo móvel.
Por fim, contamos com a disponibilização destas novidades também para o público geral, na versão estável do WhatsApp, a chegar no decurso das próximas semanas.
Editores 4gnews recomendam: