WhatsApp prepara reforço de privacidade muito pedido na app de mensagens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é a plataforma de comunicações instantâneas mais popular do mundo. É usada diariamente por mais de dois mil milhões de pessoas, sendo a app de mensagens favorita para Android e iOS. Agora, damos conta das novidades a chegar à aplicação.

Certamente já terão visto algum tipo de publicação ou publicidade do próprio WhatsApp a referir a encriptação de ponta a ponta na sua app de mensagens. Com efeito, tanto os chats como os grupos de WhatsApp são protegidos pela criptografia de ponta a ponta. Aliás, até os backups (cópias de segurança) locais das mensagens são encriptadas, mas não os backups efetuados na cloud.

WhatsApp prepara reforço da privacidade nos backups da cloud

Este reforço da privacidade já fora previamente noticiado pela 4gnews como uma forte possibilidade. Agora, contudo, vemos os primeiros indícios reais da sua existências nas apps para Android e iOS. A função está disponível nas respetivas versões beta.

Portanto, caso sejam utilizadores beta - isto é, que tenham aderido ao programa de testes - já encontrarão estes novos menus. É um sério reforço de segurança que estava em falta, vindo assim colmatar as nossas cópias de segurança feitas na nuvem (online).

Importa ainda frisar que estas informações foram avançadas primeiramente pela publicação WABetaInfo, fonte sólida no estudo e divulgação das novidades desta plataforma do Facebook. Entretanto, aliás, as referidas novidades estão em distribuição para os utilizadores de ambas as plataformas que tenham aderido ao programa de testes.

Já disponível na versão beta do WhatsApp para Android e iOS

Tal como refere a supracitada publicação, há funções na versão beta que ficarão gradualmente disponíveis para determinados utilizadores. Isto é válido tanto para a aplicação Android, bem como a sua equivalente para iOS (iPhone).

Teremos mais opções para o temporizador das mensagens - validade das mensagens - bem como a chegada da encriptação para as cópias na cloud. Seja como for, estas novidades chegarão também à versão estável e global do WhatsApp para Android e iOS em ocasião futura.

Em síntese, temos assim novas opções temporais para as mensagens que desaparecem - 24 horas, 7 dias, 90 dias, ou desativada, bem como a chegada da encriptação das cópias de segurança na nuvem.

Por fim, recordamos que esta distribuição é feita de forma gradual e faseada. Por outro lado, contamos com a sua chegada à versão estável - para qualquer utilizador - no decurso das próximas semanas a ambas as plataformas móveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • NOS mostra à MEO e Vodafone como se faz com esta oferta atrativa
  • 5 smartphones Xiaomi que valem a pena comprar em promoção!
  • Novo smartphone gaming da Xiaomi já tem data de apresentação oficial
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.