WhatsApp prepara novo recurso para a app de mensagens que vais querer usar

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp é a plataforma de comunicações e mensagens instantâneas mais popular do mundo. Tem, com efeito, mais de dois mil milhões de utilizadores ativos mensalmente na app de mensagens com novos recursos a serem constantemente desenvolvidos.

Tal é o caso, aliás, de uma boa novidade já presente na versão beta para iOS (iPhone). Tal como aponta a publicação WABetaInfo, é possível reagir às mensagens, tal e qual o podemos fazer, por exemplo, no Facebook Messenger, entre outras plataformas.

WhatsApp trabalha nas reações às mensagens na app para iOS

WhatsApp
Exemplo de funcionamento das reações às mensagens no WhatsApp. Crédito: WABetaInfo

O recurso foi primeiramente sugerido em setembro último após uma fuga de informação. Entretanto, o mesmo tem recebido atualizações nos telefones Apple, sem existir ainda data de lançamento oficial, tal como aponta a publicação WABetaInfo.

Não obstante, é sugerido que o novo recurso de reações às mensagens no WhatsApp possa ser disponibilizado ainda este ano, além de também poder chegar ao Android. Mais uma vez, contudo, a empresa não confirmou tal possibilidade até ao momento.

Mais concretamente, em causa estão as novidades presentes na recém-disponibilizada versão beta 2.21.210.15 do WhatsApp para iOS (iPhone). Aí, o destaque vai efetivamente para a integração das reações aos conteúdos recebidos nesta app de mensagens.

Mais opções de personalização nas Definições do WhatsApp

📝 WhatsApp Messenger beta for iOS 2.21.210.15: what's new?WhatsApp is working on a way to manage reaction notifications, for a future update.https://t.co/EhzZ7DxYHT

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 15 de outubro de 2021

O utilizador terá ainda mais controlos sobre as notificações recebidas no WhatsApp. Com efeito, poderá alterar não só o tom da notificação (som), como definir o comportamento da mesma - pode até esconder a apresentação das notificações.

Isto é, poderemos deixar de receber notificações ao receber mensagens, bem como ao receber uma reação a determinada mensagem enviada na app. Desse modo podemos evitar a saturação de notificações assim que as reações forem implementadas.

Para já, contudo, este novo recurso do mensageiro só está disponível para alguns utilizadores da app beta para iOS. Espera-se, contudo, que a função chegue em breve ao canal público de testes e, até ao fim do ano, também à aplicação para Android.

Note-se ainda que, segundo informa a WABetaInfo, os utilizadores poderão receber um número infinito de reações a um determinado conteúdo e / ou mensagem no WhatsApp. No entanto, as reações deixarão de ser contabilizadas ao atingirem as 999. A partir daí, será apresentado um símbolo de mais (+) para sinalizar as reações acumuladas.

As reações serão visíveis também nos grupos de WhatsApp

Há ainda outro ponto a reter. As reações às mensagens não serão anónimas. Portanto, num chat de grupo no WhatsApp os utilizadores poderão ver quem reagiu e como reagiu a um determinado conteúdo. Na prática, saberemos quem usou um determinado emoji em resposta a uma mensagem.

Por fim, o WhatsApp introduziu mais recentemente a encriptação ponta a ponta das cópias de segurança efetuadas na cloud. A notícia foi avançada pela 4gnews recentemente, consistindo num bom reforço da segurança para os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.