WhatsApp prepara novo recurso para a app de mensagens que vais querer usar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é a plataforma de comunicações e mensagens instantâneas mais popular do mundo. Tem, com efeito, mais de dois mil milhões de utilizadores ativos mensalmente na app de mensagens com novos recursos a serem constantemente desenvolvidos.

Tal é o caso, aliás, de uma boa novidade já presente na versão beta para iOS (iPhone). Tal como aponta a publicação WABetaInfo, é possível reagir às mensagens, tal e qual o podemos fazer, por exemplo, no Facebook Messenger, entre outras plataformas.

WhatsApp trabalha nas reações às mensagens na app para iOS

O recurso foi primeiramente sugerido em setembro último após uma fuga de informação. Entretanto, o mesmo tem recebido atualizações nos telefones Apple, sem existir ainda data de lançamento oficial, tal como aponta a publicação WABetaInfo.

Não obstante, é sugerido que o novo recurso de reações às mensagens no WhatsApp possa ser disponibilizado ainda este ano, além de também poder chegar ao Android. Mais uma vez, contudo, a empresa não confirmou tal possibilidade até ao momento.

Mais concretamente, em causa estão as novidades presentes na recém-disponibilizada versão beta 2.21.210.15 do WhatsApp para iOS (iPhone). Aí, o destaque vai efetivamente para a integração das reações aos conteúdos recebidos nesta app de mensagens.

Mais opções de personalização nas Definições do WhatsApp

O utilizador terá ainda mais controlos sobre as notificações recebidas no WhatsApp. Com efeito, poderá alterar não só o tom da notificação (som), como definir o comportamento da mesma - pode até esconder a apresentação das notificações.

Isto é, poderemos deixar de receber notificações ao receber mensagens, bem como ao receber uma reação a determinada mensagem enviada na app. Desse modo podemos evitar a saturação de notificações assim que as reações forem implementadas.

Para já, contudo, este novo recurso do mensageiro só está disponível para alguns utilizadores da app beta para iOS. Espera-se, contudo, que a função chegue em breve ao canal público de testes e, até ao fim do ano, também à aplicação para Android.

Note-se ainda que, segundo informa a WABetaInfo, os utilizadores poderão receber um número infinito de reações a um determinado conteúdo e / ou mensagem no WhatsApp. No entanto, as reações deixarão de ser contabilizadas ao atingirem as 999. A partir daí, será apresentado um símbolo de mais (+) para sinalizar as reações acumuladas.

As reações serão visíveis também nos grupos de WhatsApp

Há ainda outro ponto a reter. As reações às mensagens não serão anónimas. Portanto, num chat de grupo no WhatsApp os utilizadores poderão ver quem reagiu e como reagiu a um determinado conteúdo. Na prática, saberemos quem usou um determinado emoji em resposta a uma mensagem.

Por fim, o WhatsApp introduziu mais recentemente a encriptação ponta a ponta das cópias de segurança efetuadas na cloud. A notícia foi avançada pela 4gnews recentemente, consistindo num bom reforço da segurança para os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • 3 gadgets Xiaomi que vais querer comprar em promoção na Amazon
  • Samsung deixa antever smartphones dobráveis totalmente personalizáveis [vídeo]
  • Xiaomi Mi 12: gama de smartphones chega em dezembro e já surpreendem nas novidades
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.