A tese era já apontada há mais de dez anos, porém, só agora é que temos provas concretas do desenvolvimento de uma aplicação específica para o iPadOS, a plataforma da Apple específica para os iPad. Apesar da demora os utilizadores dos tablets Apple terão finalmente uma aplicação do WhatsApp perfeitamente funcional.
Os indícios estavam já visíveis desde a chegada do modo multi dispositivo o WhatsApp, porém, só agora é que uma versão de testes (beta) funcional, chegou ao programa TestFlight. Em causa está a aplicação com o número de compilação 2.23.19.71.
Este será o aspeto do WhatsApp para os iPad da Apple
As novidades foram agora avançadas pela publicação dedicada WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios da plataforma de comunicação do grupo Meta (ex Facebook). Já funcional, mas ainda em fase de testes, esta é uma aplicação oficial para iPadOS.
Acima temos uma captura de ecrã com o aspeto geral da aplicação a ser desenvolvida atualmente pela plataforma para os tablets de Cupertino. Aliás, caso assim o desejem, já podem instalar esta mesma app através do programa TestFlight.
Até ao momento quem já teve oportunidade de testar a app de mensagens assegura que é possível associar uma conta de WhatsApp de forma fácil graças ao modo multi dispositivo. Para tal, basta fazer a leitura de um código QR gerado na ocasião.
Do iPhone para o iPad com todo o histórico de conversação no WhatsApp
Assim que o iPad é associado a uma determinada conta, é possível aceder a todo o histórico de conversação na app de mensagens, tal como em qualquer outro dispositivo. Ou seja, podemos usar esta plataforma tanto no iPad como no iPhone, sem restrições.
Em suma, volvidos cerca de 13 anos desde que a ideia foi primeiramente apresentada, temos agora provas do seu desenvolvimento oficial. É uma das maiores melhorias a caminho da plataforma tão popular que uniformizará a experiência de utilização para os utilizadores de dispositivos Apple.
Por fim, de momento apenas os utilizadores que aderiram ao programa beta da Apple, com o WhatsApp para iOS através do TestFlight é que podem experimentar as novidades para iPadOS. Em suma, é agora uma questão de tempo até que a versão estável chegue também ao mercado global.
Editores 4gnews recomendam: