WhatsApp oferecerá medida de segurança pioneira aos seus utilizadores

Carlos Oliveira
Comentar

A popularidade do WhatsApp originou inúmeras ameaças à segurança e privacidade dos seus utilizadores. Para colmatar esse flagelo, os seus responsáveis reforçam constantemente os mecanismos de segurança ao dispor dos seus utilizadores.

A próxima medida de segurança pretende adicionar uma nova camada de segurança a quem tentar configurar uma conta WhatsApp num novo smartphone. Tal como avança a WABetainfo, está a ser preparado um segundo código de verificação.

WhatsApp is working on a double verification code!WhatsApp is now working on a new feature that adds an extra layer of security before logging into an account, for a future update of WhatsApp beta for Android and iOS!https://t.co/yNuh0s0Jnm

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 3 de junho de 2022

WhatsApp vai implementar mecanismo com duplo código de verificação

Atualmente, sempre que configuras uma conta WhatsApp num smartphone é solicitado um código de verificação de seis dígitos. Após a sua introdução, estás pronto para utilizar a tua conta.

Devido aos últimos relatos a darem conta de alguma fragilidade neste mecanismo, o WhatsApp irá obrigar à introdução de um segundo código. Esta medida será aplicada sempre que for configurada uma nova conta, inclusive sempre que configurares a tua conta num novo smartphone.

WhatsApp

Nesses casos, os utilizadores serão confrontados com a seguinte mensagem: "O número XXX já está a ser usado para o WhatsApp noutro telefone. Para ajudar a garantir que a tua conta está sob o teu controlo, deves confirmar outro código de verificação. Para maior segurança, deves aguardar o término do cronómetro antes de enviar o código. Ao receber o código, insere-o aqui".

Além disso, os utilizadores receberão uma segunda mensagem a notificar que alguém está a tentar aceder à sua conta de WhatsApp. Deste modo, caso tenhas concedido involuntariamente o teu código de verificação a alguém, serás notificado que esse está a tentar entrar na tua conta e que não deves partilhar o segundo código que vais receber.

O WhatsApp será a primeira plataforma de comunicações a implementar esta nova camada de segurança. Será disponibilizada para Android e iOS, todavia, ainda não sabemos quando acontecerá o seu lançamento público.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.