O WhatsApp anunciou novidades nas últimas horas sobre a forma como vai passar a gerir os contactos. A boa notícia é que algumas das maiores dores de cabeça que os utilizadores tinham até agora com os contactos, deixarão de existir.
A grande novidade que o WhatsApp passa finalmente a ter um gestor de contactos embutido. Ou seja, os utilizadores passam finalmente a poder guardar contactos diretamente na app e não os perderão sempre que trocarem de equipamento.
Até agora, os contactos no WhatsApp basicamente baseiam-se nos contactos instalados no dispositivo em questão. O que acaba por ser um problema se perderes o smartphone e não tiveres uma cópia de segurança ou quiseres gerir várias contas no mesmo dispositivo.
Gerir contactos em dispositivos associados será uma realidade
E desengane-se quem pense que apenas será possível guardar novos contactos no WhatsApp a partir de um smartphone. Também será possível gravar contactos através do WhatsApp Web, no Windows ou num Mac.
No comunicado, a Meta também refere que no futuro também será possível gravar contactos noutros dispositivos associados, como um segundo smartphone. Mas como vai funcionar em termos de privacidade?
Segundo a Meta, os contactos que guardares no WhatsApp vão estar ao abrigo da nova tecnologia de preservação de privacidade chamada Identity Proof Linked Storage (IPLS). Esta promete manter os números e nomes encriptados, para que apenas tu possas aceder aos mesmos.
O próximo passo da Meta é lançar um sistema de nomes de utilizador, para não ser necessário fornecer o número de telemóvel a outras pessoas.