WhatsApp já permite enviar mensagens sem ter Internet

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Sem dados móveis ou acesso ao Wi-Fi? Precisam mesmo de enviar uma mensagem por WhatsApp? A partir de agora temos uma nova opção que nos permite fazer isso mesmo, o envio de mensagens no WhatsApp sem ter, de momento, acesso ou ligação às Internet.

A plataforma de comunicações instantâneas mais popular do mundo criou recentemente a opção de enviar mensagens mesmo quando estamos sem acesso à Internet. Importa frisar, porém, que o grupo Meta (ex-Facebook) salientou que tal só deve ser feito em caso de manifesta emergência / necessidade.

Excelentes novidades a chegar ao WhatsApp

O melhor de tudo? O recurso está agora disponível tanto para iPhone (iOS) como para os utilizadores de dispositivos móveis Android. A mais recente atualização da aplicação traz consigo várias melhorias, além da opção de podermos "Bloquear" determinados chats.

Este último trunfo - a possibilidade de proteger determinados chats - chega primeiramente aos utilizadores de iPhone, de momento apenas em versão de teste com a compilação iOS 23.9.0.71. O recurso foi detetado primeiramente pela publicação WABetaInfo.

Há trunfos exclusivos para iOS (versão beta)

📝 WhatsApp beta for iOS 23.9.0.71: what's new?WhatsApp is releasing a feature that allows users to lock chats, and it is available to some beta testers!https://t.co/ip60nirWDi pic.twitter.com/AanQjKytU9

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 1 de maio de 2023

Este recurso ainda em fase de testes vem acrescentar uma camada extra de proteção para os utilizadores de Apple iPhone. É um novo cadeado para que, mesmo entrando na app de mensagens, só com a autenticação é que estas conversas fiquem disponíveis.

Mais proteção para as conversas e transcrição automática de clips

📝 WhatsApp beta for iOS 23.9.0.70: what's new?WhatsApp is releasing a voice message transcription feature, and it is available for some beta testers!https://t.co/l6JQacaG5n pic.twitter.com/sqpVl4EzeG

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 28 de abril de 2023

A par da nova camada de segurança chega também a opção de transcrição automática dos clips de voz recebidos. Mais uma vez, este recurso é de momento um exclusivo da app para iOS (iPhone) e já suporta o português, entre outros idiomas.

Voltando, porém, à função que permite enviar mensagens sem ter Internet, a mesma encontra-se disponível para os utilizadores de ambas as plataformas.

Ativa o envio de mensagens sem ter Internet em 5 passos:

  1. Entrar no WhatsApp e aceder ao menu Definições;
  2. Aceder ao separador “Armazenamento e dados”.
  3. Deslizar para baixo até à opção “Definições do servidor proxy” e ativar a mesma.
  4. Assim que tiverem ativado esta opção, clicar em “Definir servidor proxy” e introduzir o código.
  5. Após concluir estes passos, podemos enviar e receber mensagens sem estar ligado à Internet.

Por fim, estas conversas continuam encriptadas de ponto a ponto pelo que a sua privacidade continua garantida pelo grupo Meta. Isto significa que ninguém pode ler ou ouvir o conteúdo das conversas, nem mesmo os servidores proxy da plataforma.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.