WhatsApp já disponibiliza pagamentos pela app no Brasil

Rui Bacelar
Comentar

A maior plataforma de comunicações instantâneas já permite efetuar pagamentos diretamente através da aplicação para dispositivos móveis Android e iOS no Brasil. A função foi hoje (5) introduzida naquele país e pode chegar a mais pontos do mundo.

Desse modo, além de enviar mensagens e participar nos chats de grupo, também poderemos fazer pagamentos através serviço do grupo Facebook que tem agora o seu "PayPal" integrado. O anúncio foi feito através dos canais oficiais da app de mensagens.

O WhatsApp já faz tudo, inclusive pagamentos no Brasil

A gente sabe que vocês estavam esperando por isso. Pagamentos no WhatsApp começa hoje a ficar disponível pelo 🇧🇷. Para saber mais: https://t.co/O3l4UJOfXl pic.twitter.com/W2VFRuoWfC

— WhatsApp (@WhatsApp) 4 de maio de 2021

Acima vemos a publicação da própria empresa no seu perfil de Twitter. Permitirá enviar dinheiro e fazer alguns pagamentos através da app, sem taxas e de forma simples, sendo uma função pedida pelos utilizadores desde que começou a chegar a outros países.

Aliás, esta mesma possibilidade deve estender-se a outros países e mercados, não sendo de excluir uma disponibilidade eventual em Portugal, sem que para já, todavia, existam indicadores nesse sentido.

Recordamos, contudo, que esta função hoje introduzida foi apontada pela publicação WABetaInfo há cerca de um ano. A demora ter-se-á justificado com os trâmites necessários e autorizações obrigatórias para disponibilizar uma plataforma de pagamentos.

O sistema similar ao Paypal está assim presente no WhatsApp

Very excited to start enabling Payments in WhatsApp in Brazil today. This will be a gradual roll-out, but enabling people in 🇧🇷 to pay one another in conversations as easily as sending a text message is going to be so useful! pic.twitter.com/3YQGdz74QK

— David Marcus (@davidmarcus) 4 de maio de 2021

Os testes da nova função começaram há vários meses, no entanto, a sua implementação estava barrada pelo Banco Central do Brasil, justificando a instituição financeira este bloqueio com a natureza e repercussões da função no setor económico.

Mais concretamente, o BCB apontava que tal opção viria prejudicar a banca institucionalizada e respetivos sistemas de pagamentos já em utilização. No entanto, o seu aval, permitindo a disponibilização do sistema de pagamentos do WhatsApp.

A função foi também divulgada por David Marcus, ex-presidente da Paypal e atual vice-presidente dos produtos e setor de mensagens do Facebook. Importa frisar que esta opção será disponibilizada de forma gradual e faseada no Brasil.

Em breve (também) na Europa

O utilizador poderá confirmar a disponibilidade desta opção ao aceder às opções dentro de qualquer conversa. Note-se ainda que, de acordo com alguns relatos de utilizadores, bastará receber um pedido de pagamento por parte de outro utilizador que já tenha a função disponível para esta ser ativada no seu smartphone.

Por fim, contamos com a chegada deste mesmo sistema à Europa num futuro próximo. Entre as primeiras nações a receber o sistema de pagamentos do WhatsApp aponta-se o Reino Unido, bem como o nosso país vizinho, Espanha. Desse modo, afigura-se como provável uma gradual expansão também para Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.