OPPO e Xiaomi preparam-se para surpreender com este chip MediaTek

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A MediaTek foi a primeira fabricante mundial de chips a estrear um processador integrado (SoC) com litografia de 4 nm. Fê-lo mesmo antes da Qualcomm e do seu Snapdragon 8 Gen 1, bem como da Samsung ao relevar o seu chip Dimensity 9000.

Este processador marca o regresso da fabricante sediada em Taiwan ao segmento topo de gama, um processador flagship criado para a próxima geração de smartphones Android topo de gama. Agora, segundo novas informações, os primeiros telefones a apostar neste chip poderão ser o OPPO Find X4 Pro, bem como o Xiaomi Redmi K50, pelo menos para as versões lançadas na China.

OPPO e Xiaomi entre as primeiras a usar o Dimensity 9000

Voltando um pouco atrás, ao longo deste ano vimos o processador Dimensity 1200 a colocar-se no mercado como uma solução quase topo de gama. Foi muito bem recebido por fabricantes como a Xiaomi, Realme, OnePlus, entre outras a usar este chip em alguns dos seus melhores smartphones Android de gama média / alta.

No entanto, este processador não competia diretamente com o Snapdragon 888 da Qualcomm, o processador topo de gama para a maioria de 2021. Agora, contudo, o novo Dimensity 9000 vem colocar a MediaTek junto das principais fabricantes e bem cimentada no segmento topo de gama.

Com efeito, temos indicação de que pelo menos os PPO Find X4 Pro, além do Xiaomi Redmi K50 terão pelo menos uma variante a usar este processador da MediaTek. Note-se que estes telefones poderão chegar à Europa equipados com o chip Snapdragon 8 Gen 1.

Mais fabricantes seguirão o exemplo ao adotar o chip MediaTek

Mais ainda, além da Xiaomi e da OPPO, também a Honor e a Vivo usarão este processador MediaTek. Ademais, não seria de todo uma surpresa se a OnePlus também o fizesse com o seu OnePlus Nord 3 a chegar no segundo trimestre de 2022. Entretanto, teremos outras fabricantes chinesas, e possivelmente até a Samsung, a usar este processador.

Importa notar que foi o próprio vice presidente da OPPO, Henry Duan, a confirmar esta escolha. Assim, para o próximo smartphone da linha Find X, pelo menos uma das suas variantes terá o processador Dimensity 9000, provavelmente o OPPO Find X4.

O Dimensity 9000 é um dos melhores processadores no mercado

Por outro lado, a OPPO também já confirmou a presença do Snapdragon 8 Gen 1 na sua linha topo de gama. Ou seja, veremos o chip Qualcomm no modelo OPPO Find X4 Pro.

Ademais, também Lu Weibing, diretor-geral da Redmi veio a público confirmar o chip Dimensity 9000 para a gama Redmi K50. É, portanto, extremamente provável que aqui se repita o mesmo raciocínio com este processador num dos modelos da gama.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nem Apple, nem Qualcomm! Esta é a rainha dos processadores no mundo
  • OnePlus Buds Z2 chegam a Portugal: auriculares Bluetooth com cancelamento de ruído
  • Samsung e IBM apresentam solução para aumentar drasticamente a autonomia do smartphone
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.