OPPO e Xiaomi preparam-se para surpreender com este chip MediaTek

Rui Bacelar
Comentar

A MediaTek foi a primeira fabricante mundial de chips a estrear um processador integrado (SoC) com litografia de 4 nm. Fê-lo mesmo antes da Qualcomm e do seu Snapdragon 8 Gen 1, bem como da Samsung ao relevar o seu chip Dimensity 9000.

Este processador marca o regresso da fabricante sediada em Taiwan ao segmento topo de gama, um processador flagship criado para a próxima geração de smartphones Android topo de gama. Agora, segundo novas informações, os primeiros telefones a apostar neste chip poderão ser o OPPO Find X4 Pro, bem como o Xiaomi Redmi K50, pelo menos para as versões lançadas na China.

OPPO e Xiaomi entre as primeiras a usar o Dimensity 9000

MediaTek Dimensity 9000

Voltando um pouco atrás, ao longo deste ano vimos o processador Dimensity 1200 a colocar-se no mercado como uma solução quase topo de gama. Foi muito bem recebido por fabricantes como a Xiaomi, Realme, OnePlus, entre outras a usar este chip em alguns dos seus melhores smartphones Android de gama média / alta.

No entanto, este processador não competia diretamente com o Snapdragon 888 da Qualcomm, o processador topo de gama para a maioria de 2021. Agora, contudo, o novo Dimensity 9000 vem colocar a MediaTek junto das principais fabricantes e bem cimentada no segmento topo de gama.

Com efeito, temos indicação de que pelo menos os PPO Find X4 Pro, além do Xiaomi Redmi K50 terão pelo menos uma variante a usar este processador da MediaTek. Note-se que estes telefones poderão chegar à Europa equipados com o chip Snapdragon 8 Gen 1.

Mais fabricantes seguirão o exemplo ao adotar o chip MediaTek

MediaTek Dimensity 9000

Mais ainda, além da Xiaomi e da OPPO, também a Honor e a Vivo usarão este processador MediaTek. Ademais, não seria de todo uma surpresa se a OnePlus também o fizesse com o seu OnePlus Nord 3 a chegar no segundo trimestre de 2022. Entretanto, teremos outras fabricantes chinesas, e possivelmente até a Samsung, a usar este processador.

Importa notar que foi o próprio vice presidente da OPPO, Henry Duan, a confirmar esta escolha. Assim, para o próximo smartphone da linha Find X, pelo menos uma das suas variantes terá o processador Dimensity 9000, provavelmente o OPPO Find X4.

O Dimensity 9000 é um dos melhores processadores no mercado

Today MediaTek launched its latest flagship SoC, the Dimensity 9000. This chipset, built on TSMC's 4nm technology, will leverage Arm GPU and CPU configurations to power the next generation of 5G-enabled smartphones. #MediaTekSummit https://t.co/gdh3FJtFY3 pic.twitter.com/dsySAxWEBW

— MediaTek (@MediaTek) 18 de novembro de 2021

Por outro lado, a OPPO também já confirmou a presença do Snapdragon 8 Gen 1 na sua linha topo de gama. Ou seja, veremos o chip Qualcomm no modelo OPPO Find X4 Pro.

Ademais, também Lu Weibing, diretor-geral da Redmi veio a público confirmar o chip Dimensity 9000 para a gama Redmi K50. É, portanto, extremamente provável que aqui se repita o mesmo raciocínio com este processador num dos modelos da gama.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.