WhatsApp: este é o aspeto e funcionamento da função mais pedida

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp tem trabalhado na possibilidade de editar algumas das mensagens enviadas através da app para Android e iOS. O recurso encontra-se em fase beta, com alguns utilizadores a partilharem agora o aspeto e funcionamento geral deste recurso.

Ainda que a notícia da sua chegada já tenha algumas semanas, só agora vemos o funcionamento - na prática - desta função pedida pelos utilizadores de WhatsApp. Sumariamente, as mensagens editadas serão sinalizadas como tal nas janelas de conversação.

Este é o aspeto da função mais pedida para WhatsApp

WhatsApp
Apresentação de mensagens editadas no WhatsApp. Crédito: WABetaInfo

A funcionalidade em questão está presente atualmente na versão 2.22.22.14 da app para Android. Em breve, chegará também à app para iOS e respetivo programa TestFligt para os interessados em experimentar as novidades em primeira mão nos seus iPhone.

Para já, contudo, podemos ver como é que uma mensagem será identificada como editada. O mensageiro colocará uma menção expressa a "Editada", logo ao lado da hora de envio do conteúdo em questão. Aliás, o exemplo supra é particularmente ilustrativo.

O propósito deste indicador é o de não deixar dúvidas sobre as alterações efetuadas a um conteúdo previamente enviado. Assim, por zelo e em prol da transparência, o indicador sinalizará se alguma mudança foi feita à mensagem / comunicação original.

Edição de mensagens enviadas no WhatsApp chega primeiro à app Android

📝 WhatsApp beta for Android 2.22.22.14: what's new?• WhatsApp is working on adding a label if the message has been edited, for a future update of the app.• 15 minutes will be available to edit a message.• The notification bug is still not fixed.https://t.co/L9htkpKibV pic.twitter.com/FakoOf7Psh

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 13 de outubro de 2022

A edição de mensagens no WhatsApp está quase pronta, mas carece agora de passar pela fase de testes em ambas as plataformas, Android e iOS. Não obstante, após ter sido pedida durante anos, a funcionalidade aterrou em primeiro lugar no Android.

Aliás, tal como na rede social Twitter, onde a opção foi igualmente solicitada e já disponível para alguns utilizadores e regiões, um recurso similar está assim a ser ultimado para integrar as versões futuras da app Android e iOS do WhatsApp.

Terão 15 minutos para editar uma mensagem enviada no WhatsApp

O utilizador terá um máximo de 15 minutos para editar uma mensagem já enviada no WhatsApp. Posteriormente não poderá alterar o texto da mesma por uma questão de segurança e estabilidade da informação.

Porém, se o telefone ou dispositivo móvel do destinatário não estiver ligado, ou se só for ligado à Internet horas depois, de momento o WhatsApp não consegue garantir que este vê apenas a mensagem editada. Ou seja, temos ainda alguns pormenores que carecem de trabalho e esclarecimento adicional.

Por fim, de momento não temos uma previsão exata para a data de disponibilização deste recurso para a plataforma de comunicações instantâneas mais popular do mundo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.