MIUI 14 nos smartphones Xiaomi 13? Sim, é uma realidade, vê as imagens!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gama de smartphones Xiaomi 13 será composta pelos modelos Xiaomi 13 (modelo standard), bem como pelo mais avançado Xiaomi 13 Pro, podendo ambos estrear em novembro, na China.

Posteriormente, contudo, é provável que a fabricante liderada por Lei Jun nos dê a conhecer um novo modelo Xiaomi 13 Lite, ou mesmo um Xiaomi 13X à semelhança da atual geração de gama alta.

Em todo o caso, estes serão os próximos topos de gama da marca e trarão uma nova "alma", a interface MIUI 14, baseada já no sistema operativo Android 13, a mais recente versão do SO da Google.

Agora, temos mais informações sobre os smartphones e a respetiva "skin" de próxima geração.

Protótipos dos Xiaomi 13 em circulação chegam à Internet

smartphone Xiaomi 13
Imagem real do possível smartphone Xiaomi 13.

A atual gama de smartphones Xiaomi 12 foi apresentada a 28 de dezembro de 2021, na China. Agora, para a próxima geração de smartphones da marca chinesa contamos com uma calendarização similar, ou possivelmente mais precoce.

Significa isto que, para que tal seja possível, a marca necessita de preparar e testar previamente os produtos. Como tal, os mesmos ficam expostos a olhares indiscretos como o que, possivelmente, deu aso à fotografia que podemos observar, supra.

Xiaomi 13 Series Live Look. pic.twitter.com/gpibZZ5gqt

— Mayank Kumar ❂ (@MayankkumarYT) 13 de outubro de 2022

Dito isto, na imagem acreditamos estar retratado um dos protótipos do Xiaomi 13, ou Xiaomi 13 Pro com sérias alterações ao design do módulo das câmaras. A imagem foi publicada recentemente nas redes sociais e no repositório Slash Leaks.

Paralelamente temos também uma nova imagem digital dos possíveis smartphones em três esquemas de cor. Em seguida podemos observar os renders com um design idêntico para a configuração das câmaras fotográficas e respetivos três módulos.

Alterações significativas ao design dos smartphones Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro

Xiaomi 13
Representações digitais, renders, alusivos aos smartphones Xiaomi 13.

Ao que tudo indica, tanto o Xiaomi 13 como o Xiaomi 13 Pro estão também a testar uma das primeiras compilações da MIUI 14. Esta é a próxima grande atualização a chegar aos smartphones da marca, baseada no sistema operativo Android 13.

Significa isto, caso se afira a sua veracidade, que a próxima geração de gama alta chegará aos consumidores já com a mais recente versão do sistema operativo da Google. Para já, à semelhança da autenticidade destas imagens, é algo que não podemos atestar.

MIUI 14 estreará o Android 13 nos smartphones Xiaomi

MIUI 14 Confirmed 😳 pic.twitter.com/bkFPa1r1Qv

— Shishir (@ShishirShelke1) 9 de setembro de 2022

Entre as novidades da MIUI 14 está uma nova implementação similar à Ilha Dinâmica dos Apple iPhone 14 Pro a chegar aos smartphones Xiaomi com direito à atualização.

Teremos, para além disso, otimizações de desempenho e estabilidade, entre outros trunfos por anunciar. Não obstante, contamos com uma pronúncia oficial da marca no espaço dos próximos meses.

Xiaomi 13 Proはやはり大幅デザイン変更!レンダリング画像がリークhttps://t.co/EM3F67wQTz pic.twitter.com/LIj5SeJ7fI

— SUMAHO DIGEST (@SumahoReview) 14 de outubro de 2022

Por fim, temos a certeza do desenvolvimento e teste da próxima geração de smartphones topo de gama da tecnológica chinesa. A nomenclatura não foi ainda confirmada, mas tudo aponta para a utilização do nome Xiaomi 13.

A gama será composta pelos dois modelos supracitados numa primeira fase, sendo igualmente provável a disponibilização de um modelo mais acessível aquando da apresentação para a Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.