WhatsApp está a ligar aos utilizadores. Se vires uma chamada perdida não te preocupes!

Rui Bacelar
Comentar

O utilizador terá que conceder à aplicação WhatsApp, para Android e iOS, o acesso ao registo de chamadas caso queira tirar partido deste novo meio de verificação da conta. Portanto, se vires uma chamada não atendida do WhatsApp, não te preocupes!

Esta é uma das novidades em distribuição pela plataforma de comunicações instantâneas que pode resolver um dos problemas atuais do serviço. Mais concretamente, o sistema de autenticação da conta que continua a depender, em parte, de um só método.

Chamada perdida do WhatsApp? É o novo meio de autenticação de conta!

WhatsApp

A plataforma de comunicações pertencente ao grupo Facebook está a incorporar várias melhorias no seu serviço. Ainda recentemente passou a disponibilizar um Arquivo para conversas que não queremos ver no topo, mas há mais a chegar.

Temos também uma nova ferramenta que facilita a migração do histórico de conversas, os chats privados e de grupo, para uma conta com um novo número, bem como outras funções que facilitam a mudança de número de telefone.

Pois bem, às novidades supracitadas soma-se a adição de um novo método de verificação da conta. Com efeito, o WhatsApp passará a ligar ao número de telefone em questão, deixando uma chamada não atendida no registo, caso o utilizador o permita.

O WhatsApp fará uma "Flash Call"

📝 WhatsApp beta for Android 2.21.11.7: what’s new?WhatsApp is developing flash calls, a new feature for automatic verification over calls to log into WhatsApp.https://t.co/wQ9AgyHynL

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 21 de maio de 2021

O funcionamento deste novo método de autenticação é realmente simples, mas pode surpreender os utilizadores. A plataforma fará uma chamada rápida para o nosso número de telefone, terminando-a automaticamente assim que estabelece ligação.

O intuito passa por verificar se o número telefónico que associamos à conta de WhatsApp existe, operando-se assim a verificação do mesmo. No entanto, esta chamadas relâmpago ficará presente no histórico ou registo como uma chamada não atendida.

Note-se, contudo, que para poderemos tirar proveito deste método mais seguro de autenticação - ao não envolver o código de 6 dígitos - terá que ser precedido da concessão de permissões ao WhatsApp para acesso ao nosso registo de chamadas.

Será o novo meio de verificação da conta de WhatsApp

WhatsApp

Tal como aponta a publicação WABetaInfo, o WhatsApp apenas acederá ao registo de chamadas para confirmar a receção da chamada de verificação. Mais ainda, este acesso só será feito uma vez, aquando do processo de autenticação da conta.

Importa frisar que esta opção não será obrigatória para verificar o número. Será, isso sim, mais uma forma de o fazer, podendo o utilizador optar por escolher o tradicional código de verificação. A qualquer momento também poderá revogar as permissões concedidas previamente ao carregar em "Agora não" - "Not Now".

Para já esta função encontra-se disponível na versão de testes (beta) do WhatsApp. Não há previsão para a sua distribuição geral, ainda que tal deva acontecer durante as próximas semanas mediante uma atualização da app para Android e iOS.

A segurança do utilizador sairá reforçada, também no Instagram

#Instagram is working on the possibility of receiving authentication codes (2FA) on #WhatsApp 👀 pic.twitter.com/OeNwHZRArm

— Alessandro Paluzzi (@alex193a) 22 de maio de 2021

Salientamos, por fim, que também a rede social Instagram planeia introduzir a 2FA, a autenticação em dois fatores. Será um bom reforço de segurança para a rede social, disponível através das aplicações para Android e iOS.

Tal como já temos no WhatsApp, também o teremos no Instagram.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.