OnePlus não se esquece dos smartphones antigos. Há novidades para estes modelos!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante chinesa OnePlus tem-se debatido com as vicissitudes de um considerável portefólio de smartphones e a necessidade de os manter atualizados. Modelos que continuam à espera das mais recentes versões da interface OxygenOS também na Europa.

Temos boas notícias para os utilizadores dos smartphones OnePlus 6, OnePlus 6T, bem como o OnePlus Nord N100. Para estes três modelos começa hoje (24) a distribuição da atualização de software de sistema (firmware) disponibilizado via OTA (over the air).

Há boas notícias para três smartphones OnePlus

As atualizações de software são cruciais para o funcionamento de um smartphone, para a máquina propriamente dita. Mais concretamente, com novas funções a serem integradas, ou com os importantes reforços de segurança mediante os patches.

Para os modelos em questão - OnePlus 6, 6T e Nord N100 - chega agora à Europa a nova versão da OxygenOS. Traz melhorias de estabilidade para o sistema, correções variadas de bugs e, sobretudo, o patch de segurança de maio.

Ainda que possa pareceber banal, são estas correções de segurança que mantêm as máquinas seguras. Um quesito de extrema importância à medida que usamos cada vez mais apps e soluções de pagamento e home banking no smartphone.

O Android 11 será a última grande atualização para estes smartphones OnePlus

Apresentados em maio e outubro de 2018 os OnePlus 6 e 6T são os smartphones mais antigos da fabricante ainda a receber atualizações. A versão de testes (open beta) deve ser disponibilizada em agosto próximo.

Só mais tarde, provavelmente nos últimos meses do ano é que ambos os modelos devem receber o Android 11 na sua versão estável e global. Para quem tem estes terminais a espera pela versão final da OxygenOS ainda será longa.

Já o OnePlus Nord N100, apresentado em outubro de 2020 é um telefone novo, mas deverá ficar preso no Android 11. Note-se que este N100 é o smartphone mais barato do seu portefólio e, como tal, tendo a desiludir no quesito das atualizações de software.

Por outro lado, caso sejam mais aficionados, ou tenham mais conhecimentos na área, a LineageOS já disponibiliza o Android 11 para estes três smartphones. Terão que instalar a ROM, num processo que não é particularmente difícil.

Portanto, para o OnePlus 6 e OnePlus 6T chegará a OxygenOS 10.3.11 na Europa a partir de hoje. Para o modelo OnePlus Nord N100 começará a chegar a OxygenOS 10.5.10, em ambos os casos via OTA.

A OxygenOS 10.0.1.1 chegou aos OnePlus 7 e 7 Pro

Também para a geração OnePlus 7 chega agora uma importante atualização com vista à resolução dos problemas causados pelo update anterior. Esta sim, é uma atualização repleta de novidades, tal como anunciou a marca através do fórum oficial.

Para ambos os telefones há melhorias consideráveis do desempenho e estabilidade, sobretudo para o sistema e cartões SIM da Google Fi. Há também melhorias para as câmaras fotográficas - para a app nativa, bem como para a app do telefone

Também para estes modelos - OnePlus 7 e OnePlus 7 Pro - chegam melhorias de segurança sob a forma do patch de maio.

Entretanto, também podem "forçar" a atualização através da aplicação Oxygen Updater, grátis na Play Store.

Editores 4gnews recomendam:

  • Redmi prepara novo smartphone Android com câmara principal de 50 MP
  • Xiaomi revela as melhores caraterísticas do novo Redmi Note 8 2021
  • Google Play Store será sinónimo de mais velocidade para smartphones Android
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.