O WhatsApp incluirá uma nova função - de momento disponível na sua versão beta - que permitirá escolher e usar uma imagem de perfil distinta consoante o tipo de contacto que a veja. Para os utilizadores será um reforço da personalização e da privacidade.
A plataforma de mensagens e comunicações instantâneas do grupo Meta, o WhatsApp, continua a receber várias melhorias, com excelentes introduções no último mês. Agora, segundo aponta a publicação especializada WABetaInfo, temos um novo recurso a chegar.
Mais privacidade a caminho do teu WhatsApp
A medida é claramente focada na garantia da privacidade dos utilizadores que, graças a esta novidade, poderão assim escolher uma imagem de perfil principal, bem como outra secundária.
A sua visibilidade dependerá unicamente do tipo de pessoa / contacto em questão, sendo possível restringir o visualização da fotografia principal a determinados contactos.
Para as demais pessoas e / ou contactos, o utilizador exibirá a fotografia de perfil secundária, ficando efetivamente a foto principal a salvo de olhares indesejados. A medida está ainda a ser testada - disponível nas versões de teste - mas deverá chegar em breve às versões estáveis da plataforma.
Define quem pode ver a tua imagem de perfil no WhatsApp
Tal como podemos observar pela imagem apresentada em seguida, teremos um novo menu de privacidade e seleção de quem poderá ver a nossa imagem de perfil.
Assim, temos já quatro hipóteses listadas para a exibição desta imagem principal, a saber:
- Todos
- Os meus Contactos
- Meus contactos com a exceção...
- Ninguém
Tal como daqui decorre, a imagem de perfil alternativa será exibida a todas as pessoas que tenham visibilidade restrita da imagem principal. O seu controlo ficará entregue ao utilizador através do menu de privacidade que podemos observar acima, na captura de imagem.
Assim sendo, será possível evitar que um determinado grupo de pessoas (todos os não contactos, por exemplo), possam ver a nossa foto de perfil. As suas implicações são fáceis de compreender no nosso quotidiano e atividade nas redes sociais.
Este mesmo controlo pode ser efetuado e aplicado para um determinado contacto em particular, acrescentando assim uma camada de separação sem, porém, bloquear o contacto ou impedir a comunicação.
Por fim, de momento, este recurso está apenas disponível na versão de testes da aplicação para Android, mas deverá chegar à versão estável e global num futuro próximo.
Numa última nota, para se assegurarem que têm todas as novidades do WhatsApp já instaladas basta verificar a disponibilidade de atualizações através da Google Play Store ou App Store, para Android e iOS, respetivamente.
Editores 4gnews recomendam: