Desde 2018 que todos os utilizadores Android podem utilizar a sua conta Google Drive para armazenar livremente os dados da sua conta WhatsApp. Contudo, essa benesse está prestes a terminar, tal como ficamos agora a saber.
Em comunicado conjunto, a Google e WhatsApp dão conta do fim das cópias de segurança ilimitadas no Drive. Isto significa que estas dados passarão a contar para o espaço total de armazenamento disponível na tua conta Google.
Fim das cópias de segurança ilimitados do WhatsApp começa em dezembro
Esta medida começará a ser implementada já a partir de dezembro de 2023. Será nessa ocasião que esta mudança será lançada para os utilizadores WhatsApp beta, sendo progressivamente alargada aos restantes na primeira metade de 2024.
Significa isto que se usas apenas a versão estável do WhatsApp, esta medida só terá impacto para ti durante a primeira metade de 2024. A partir daí, terás de ser mais cauteloso com a quantidade de informação que envias para o teu Google Drive.
Fica descansado que o WhatsApp irá notificar todos os utilizadores assim que esta medida entrar em vigor. Esse aviso surgirá nas definições de cópia de segurança 30 dias antes da concretização desta mudança.
Se és um utilizador base do Drive tens 15 GB de espaço para dividir entre todos os teus serviços Google. Ainda assim, a tecnológica norte-americana afirma que é "três vezes mais que a maioria das plataformas móveis".
Quando o teu espaço livre começar a escassear, a Google aconselha à remoção dos ficheiros desnecessários. Outra sugestão é apagar ficheiros do WhatsApp, como vídeos ou fotografias, para reduzir o tamanho das cópias de segurança.
Caso nenhuma destas sugestões seja do teu agrado, podes sempre subscrever um plano Google One e aumentar o espaço em nuvem disponível. Poderás expandir o teu espaço de armazenamento para os 100 GB por 1,9-9 € mensais ou, no plano premium, ter 2 TB por 9,99 € por mês.
Importa, para terminar, afirmar que o fim das cópias de segurança ilimitadas irá aplicar-se apenas às contas Google pessoais. Caso tenhas uma conta Google Workspace ou escolar não serás abrangido por esta medida.
Editores 4gnews recomendam: