YouTube muda paradigma com Inteligência Artificial responsável

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A era da Inteligência Artificial (IA) generativa está a transformar o YouTube e trouxe uma fase de criatividade e experiência para espetadores e criadores. Com a introdução de políticas rigorosas e ferramentas inovadoras, o YouTube destaca em comunicado a sua abordagem responsável à inovação em IA, equilibrando oportunidades criativas com a proteção da sua comunidade global.

Etiquetas de conteúdo e transparência a chegar ao YouTube

Nas próximas atualizações, o YouTube implementará um sistema de etiquetagem, exigindo que criadores informem sobre conteúdo sintético ou manipulado. Esta medida visa promover um ecossistema de informação saudável e combater a desinformação, especialmente em conteúdos sensíveis como eleições ou crises de saúde pública. As novas etiquetas no painel de descrição e no player de vídeo aumentarão a transparência e ajudarão os utilizadores a distinguir entre conteúdo real e manipulado.

Novas etiquetas a chegar ao YouTube
Novas etiquetas a chegar ao YouTube

Além disso, o YouTube fortalece a proteção da privacidade e direitos de autor. Os utilizadores poderão solicitar a remoção de conteúdo de IA que imite indevidamente a sua imagem ou voz. Ademais, parceiros musicais terão a opção de remover conteúdo musical gerado por IA que imite o timbre de um artista. Estas medidas pretendem transparecer o compromisso do YouTube em respeitar a identidade e os direitos dos criadores.

Moderação de conteúdo feita por mais de 20 mil revisores

Com mais de 20 mil revisores e tecnologias avançadas de IA, o YouTube aprimora continuamente a moderação de conteúdo. A IA generativa acelera a identificação de novas formas de abuso, mantendo a plataforma segura e promovendo uma experiência de qualidade para todos os utilizadores.

O YouTube reconhece o vasto potencial da IA generativa e dedica-se a explorar estas tecnologias de maneira responsável e ética. O compromisso em desenvolver proteções robustas e incorporar feedback dos utilizadores garante que o YouTube continue a ser um espaço seguro e inovador para a expressão criativa.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.