Nothing traz o iMessage para o Android, mas há um senão

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Nothing acaba de anunciar uma nova aplicação para os seus smartphones que rompe com a barreira existente entre os utilizadores iMessage e o Android. Falo da Nothing Chats que promete trazer o suporte a várias funcionalidades da app de mensagens da Apple.

Esta aplicação será disponibilizada ainda esta semana, com rigor, no dia 17 de novembro. Contudo, o seu método de funcionamento levanta algumas preocupações com a segurança dos dados dos utilizadores.

Nothing Chats é a nova app que traz para o Android o suporte para o iMessage

A aplicação que a Nothing acaba de anunciar vem tentar resolver uma das discussões mais frequentes da rivalidade entre Android e iOS. Graças à Nothing Chats, os utilizadores do Nothing Phone (2) terão ao seu dispor a compatibilidade com o iMessage.

NOthing Phone (2)

Por enquanto, esta aplicação é exclusiva do mais recente smartphone da empresa fundada por Carl Pei. Ainda que nada tenha sido referido relativamente a isso, espera-se que essa compatibilidade possa alargar-se a mais equipamentos da marca.

Com a app Nothing Chats deixa de haver uma barreira de separação entre o iMessage e os utilizadores Android. Além do suporte para o padrão de comunicações RCS, esta aplicação suporta as seguintes funções da app da Apple:

  • Mensagens únicas
  • Grupos de conversas
  • Indicadores de digitação em tempo real
  • Partilha de fotos e vídeo em resolução total
  • Notas de voz
  • Recibos de leitura (em breve)
  • Reações e respostas a mensagens (em breve)

Como podes ver, existem duas funcionalidades que ainda não se encontram disponíveis. Certamente estas opções necessitam de um pouco mais de tempo para serem devidamente otimizadas para funcionarem em pleno.

Segurança dos utilizadores é uma das contrapartidas desta app

A premissa da Nothing Chats seja suficiente para chamar a atenção de vários utilizadores. Contudo, esta não é a primeira app a trazer o iMessage para o Android, havendo já a Beeper e Sunbrid que, aliás, serviu de base para o desenvolvimento da app da Nothing.

O método de funcionamento da app que agora damos a conhecer suscita algumas preocupações de segurança e privacidade. Isto porque as tuas credenciais serão enviadas para um servidor terceiro que poderá comprometer os teus dados sensíveis.

Para usar a Nothing Chats, o utilizador tem de socorrer-se da sua conta Nothing. Ademais, necessita de um Apple ID, que pode ser criado mesmo sem teres um iPhone ou Mac.

Concluídos estes passos, será atribuído à tua conta uma máquina Mac Mini virtual para simular o envio das mensagens a partir de um produto Apple. É precisamente aqui que residem as principais preocupações com a segurança dos dados dos utilizadores.

Perante tais dúvidas, um porta-voz da Nothing já veio a público garantir que os utilizadores nada têm a temer. Este refere que todos os dados estão encriptados e nenhuma das suas credenciais de acesso será armazenada nos servidores da Sunbird.

Para finalizar, dizer que a Norhing Chats encontra-se ainda em fase beta. Esta estará disponível nos EUA, Canadá, Reino Unido e Europa, podendo ser descarregada da Play Store assim que ficar disponível.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.