WhatsApp deixa de funcionar nestes smartphones já na próxima semana!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A inexorável evolução das aplicações e serviços como o WhatsApp leva a que equipamentos mais antigos, a caminho já da obsolescência, fiquem impedidos de utilizar essas mesmas apps e serviços. Tal é o caso de uma miríade de telemóveis Android ainda em utilização que, a partir da próxima semana, perderão acesso a esta app.

Em causa está a mais recente atualização periódica da lista de requisitos técnicos mínimos necessários para poder usar o serviço de mensagens do grupo Meta. Tal implica que, de vez em quando, os smartphones mais antigos deixam de ser compatíveis com o WhatsApp, com base sobretudo no seu sistema operativo.

É altura de trocar de smartphone para continuar a usar o WhatsApp

A partir do próximo dia 24 de outubro temos uma nova atualização dos requisitos mínimos para usar esta plataforma, tal como avisa o próprio serviço na sua página de suporte. Com efeito, um maior número de dispositivos móveis ficará sem suporte oficial para a app.

Mais concretamente, o WhatsApp deixará de ser compatível com dispositivos móveis que usem versões anteriores ao Android 5 da Google. Importa frisar que até ao momento, os requisitos mínimos do WhatsApp contemplam smartphones e tablets que usem, pelo menos, o Android 4.1 Jelly Bean.

Porém, a partir do próximo dia 24 de outubro esta exigência mínima aumentará para o Android 5.0 Lollipop (ou versões superiores) do sistema operativo. Ou seja, só estes equipamentos é que poderão continuar a utilizar o serviço, recebendo atualizações oficiais.

Android 5.0 Lollipop ou superior - a nova exigência mínima para usar o WhatsApp

O número de utilizadores afetados será relativamente diminuto. Isto uma vez que, segundo os dados de distribuição da Google (tabelas de distribuição), menos de 1% dos dispositivos Android ativos usam o Android 4.4 KitKat ou uma versão anterior.

Mais ainda, o próprio WhatsApp explica que, na hora de decidir quais os dispositivos que perdem acesso ao seu serviço, tem sempre em consideração o número de utilizadores que tal decisão pode afetar.

Dito isto, se têm um dispositivo antigo, ainda com uma versão do Android anterior ao Android 5, receberão um aviso através da aplicação que está na hora de atualizar o Sistema Operativo. Caso tal não seja possível, a partir do dia 24 de outubro o WhatsApp deixará de funcionar no equipamento.

Passkeys da Google também já chegaram ao WhatsApp

You can now use passkeys — an easier, more secure alternative to passwords — to sign in to @eBay, @Uber and @WhatsApp on Android and Chrome with your fingerprint, face scan or screen lock. Learn more → https://t.co/MizTGBDq2l #SaferWithGoogle #CybersecurityAwarenessMonth pic.twitter.com/e2Mt0muZ3H

— Google (@Google) 11 de outubro de 2023

Numa nota não relacionada, também o WhatsApp já abraçou o novo sistema de autenticação potenciado pela Google. As Passkeys visam substituir as palavras-passe ou passwords, sendo compostas por uma ou mais autenticações, seja o PIN conjugado com a impressão digital, ou outra forma de comprovação da identidade.

Em todo o caso, a adoção desta funcionalidade vem facilitar o processo de autenticação na conta de WhatsApp, espalhando-se também por outras aplicações e serviços.

Android users can easily and securely log back in with passkeys 🔑 only your face, finger print, or pin unlocks your WhatsApp account pic.twitter.com/In3OaWKqhy

— WhatsApp (@WhatsApp) 16 de outubro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.