ChatGPT tem agora acesso total à Internet mas será que compensa?

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

A notícia que muitos esperavam! A OpenAI anunciou nesta terça-feira (17) que o ChatGPT já tem acesso total à Internet. A empresa revelou que o plugin "Browse with Bing" está pronto para ser lançado, o que permitirá que o popular chatbot aceda a informações em tempo real.

ChatGPT internet
Interações com ChatGPT Plus terão respostas com informações atualizadas (Imagem: Shutterstock / e-crow)

Até então, as interações do ChatGPT eram baseadas em informações com até dois anos de atraso. A partir de agora, os subscritores do ChatGPT Plus receberão respostas às suas perguntas com informações atualizadas.

Apesar de outros plugins já terem possibilitado esse acesso anteriormente, esta é a primeira vez que a OpenAI o apoia oficialmente com o seu próprio plugin de acesso. Acredita-se que esta novidade está em conformidade com as restrições éticas da IA.

Mas compensa pagar o ChatGPT Plus por esta funcionalidade?

Os factos são os seguintes: A subscrição do ChatGPT Plus custa atualmente 20 dólares por mês. Em Portugal, essa mensalidade (mais IVA) ronda os 22,95 euros na taxa de câmbio atual. O Bing Chat já oferece gratuitamente o GPT-4, com acesso à Internet.

Será que vale a pena subscrever o ChatGPT Plus visto que vai usar o Bing? Não seria mais prático ir diretamente para o Bing? Bem, cabe aos utilizadores avaliarem as suas experiências em cada plataforma.

Chatbots
Chatbots oferecem diferentes recursos de IA (Imagem: Shutterstock / AdriaVidal)

O novo recurso de acesso à Internet pode não atrair necessariamente muitos novos assinantes, mas pode ajudar a manter aqueles que já têm, além de se somar aos outros benefícios prometidos pela assinatura. Atualmente, o ChatGPT gratuito utiliza o modelo GPT-3.5, enquanto o ChatGPT Plus utiliza o GPT-4, que oferece respostas mais rápidas.

Os assinantes também têm acesso a recursos beta em fase de teste, como plug-ins e análise avançada de dados. A OpenAI anunciou também que planeia adicionar a capacidade de IA generativa de imagens DALL-E 3 ao ChatGPT como uma integração. Isto vai permitir que os utilizadores criem imagens com base em instruções fornecidas na própria conversa.

A Microsoft anunciou a mesma funcionalidade e integração do DALL-E 3 no Bing Chat no dia 4 de outubro, com o recurso disponível gratuitamente.

Neste momento, as expectativas estão voltadas para a forma como o acesso à Internet funcionará no ChatGPT. Se as restrições éticas da OpenAI serão suficientes para manter a segurança e as normas aplicadas a plataformas de IA, dado o grande volume de informações disponíveis online.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.