Google Play Protect tem novo sistema de combate ao malware no Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google continua a reforçar as suas estratégias de combate e prevenção à propagação de malware no Android. Desta feita, socorrer-se-á do Google Play Protect para fazer uma pesquisa em tempo real para a presença de software malicioso no seu sistema operativo.

O objetivo desta mudança é complicar a propagação e persistência deste tipo de software nos equipamentos com o software da Google. É um passo significativo na melhoria da segurança dos utilizadores e dos seus dados contra estas ameaças cada vez mais comuns.

Google Play Protect procurará em tempo real por malware no Android

Importa esclarecer que o Google Play Protect é o principal mecanismo da tecnológica norte-americana de prevenção à entrada de software malicioso nos seus equipamentos. Este beneficia de uma vasta base de dados composta por dados recebidos de mais de 125 mil milhões de análises feitas diariamente.

Google Play Protect

Basicamente, este mecanismo analisa todas as aplicações descarregadas da Play Store, a loja oficial de apps para o Android. É ainda capaz de analisar APS´s obtidas de outras fontes e alertar os utilizadores caso seja detetada a presença de malware.

Doravante, o Google Play Protect verá as suas capacidades e funções reforçadas com a adição de um mecanismo de análise em tempo real. Tal como o nome sugere, isto permite-lhe diagnosticar constantemente as diferentes aplicações instaladas nos dispositivos Android.

Esta análise em tempo real será feita ao nível do código das apps para prevenir a presença do chamado malware polimórfico. Este é aquele software malicioso capaz de esconder as suas intenções até ocasião posterior à sua instalação, contornando assim os mecanismos basilares do Google Play Protect.

Durante o processo de análise, a Google irá extrair sinais das aplicações diagnosticadas para tentar identificar padrões de atividade maliciosa. Um processo que será realizado numa infraestrutura de back-end da Google, apoiado por mecanismos de machine learning e Inteligência Artificial.

"As nossas proteções de segurança e algoritmos de machine learning aprendem com cada aplicação enviada à Google para análise e analisamos milhares de sinais e comparamos o comportamento da aplicação. O Google Play Protect melhora constantemente a cada aplicação identificada, o que nos permite fortalecer as nossas proteções para todo o ecossistema Android."

Graças a este mecanismo, serão certamente cada vez menos os casos de malware presente em dispositivos Android. Pelo menos até que os hackers descubram novos métodos de ludibriar os novos mecanismos de segurança implementados pela Google.

A análise em tempo real no Google Play Protect está, por enquanto, a ser testada num leque de países selecionados. Contudo, será alargado para mais países, de forma gradual, durante os próximos meses.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.