YouTube declara guerra aos utilizadores de extensões AdBlock

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A plataforma de vídeos da Google recebeu recentemente um vasto rol de novidades entre as quais se inclui um reforço das medidas de combate à utilização de AdBlock no YouTube. A gigante norte-americana quer assegurar-se que os utilizadores vêm os anúncios.

Nesse sentido, temos uma tomada de posição inequívoca por parte da empresa norte-americana. Sucintamente, todos os utilizadores com AdBlock instalado não poderão ver vídeos no YouTube, uma alteração drástica que visa um único propósito.

Se usas AdBlock deixarás de poder ver vídeos no YouTube

YouTube

Para a Google, e consequentemente para o YouTube, os anúncios representam uma fonte de receita. Aliás, é esta a principal fonte de rentabilização de toda a plataforma, bem como de toda a Google que usa o seu alcance imenso para "vender" espaço publicitário.

Desse modo, com o intuito de garantir que uma das suas principais plataformas não é afetada, na rentabilização, pela popularidade de soluções como o AdBlock e outros sistemas de bloqueio de anúncios, vemos agora o YouTube a tomar medidas drásticas.

Para quem não quiser ver anúncios no YouTube restará apenas uma opção - a de pagar pelo seu serviço de subscrição mensal, o YouTube Premiu. Recordamos que este serviço tem o custo de 8,49 € por mês segundo a tabela de preços para Portugal.

Em suma, esta pode ser a próxima subscrição de muitos utilizadores portugueses, somando-se à crescente lista de serviços que assentam nesta mesma modalidade de rentabilização.

Estas são as medidas do YouTube para impedir o uso de AdBlock

YouTube anúncios
Mensagem a ser apresentada pelo YouTube ao detetar a presença de Ad Blockers.

Importa frisar que as medidas a ser aplicadas pelo YouTube abrangerão todo e qualquer sistema de bloqueio de anúncios e publicidades na sua plataforma. Ou seja, não apenas o AdBlock, solução mais popular, como também sistemas similares.

A medida, ainda que pouco popular, surge já sem surpresa uma vez que a própria Google confirmou há já alguns meses estar a testar esta possibilidade, tal como apontado na plataforma Reddit. Na prática, teremos que desativar os sistemas no YouTube.

Mais ainda, tal como podemos observar pela imagem exibida em seguida, o próprio aviso terá um temporizador para garantir que o utilizador de YouTube fica a par da mensagem. Note-se também a apresentação do serviço YouTube Premium.

Aviso com temporizador a ser exibido no YouTube

YouTube AdBlock
Mensagem a ser apresentada pelo YouTube ao detetar a presença de Ad Blockers.

Em suma, temos apenas duas hipóteses, ou adicionamos o YouTube à "White List" em que os bloqueadores de anúncios não exercem a sua função nessa página, ou aderimos à plataforma YouTube Premium.

Em todo o caso a mensagem é clara. Se querem continuar a ver vídeos no YouTube, ou pagam para tal, ou terão que assistir aos anúncios na plataforma e respetivos vídeos. Entretanto, as reações dos utilizadores estão longe de ser positivas.

Dear @YouTube:I am not using an adblock, have never done so, yet I am getting false positives. If I get banned for this because your system is incompetent, I will be having a word with Google Support about this, and will not be using your platform ever again.Pick your shit up. pic.twitter.com/48hDrBzVal

— Kodachrom (@CapKodachrom) 15 de outubro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.