WhatsApp culpa empresa americana por facilitar instalação de spyware em smartphones

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook afirma que a empresa de hospedagem QuadraNet facilitou a propagação de um spyware direcionado a utilizadorers do WhatsApp, uma das suas plataformas de comunicação. O spyware foi alegadamente criado pela empresa israelita NSO Group, que utilizou servidores americanos para espalhar o software malicioso.

O spyware em questão conseguia ser facilmente instalado apenas telefonando para o utilizador. Uma variante utilizava vídeo chamadas, sendo que o utilizador nem precisava de atender para que o equipamento se tornasse vítima do software malicioso.

Ao tomar conhecimento da situação, o WhatsApp corrigiu o erro que permitia a esta falha de segurança gravíssima. Contudo, após cerca de 1400 utilizadores terem sido afetados em 20 países diferentes, o Facebook está a manifestar a sua insatisfação com o NSO Group e a suposta participação da QuadraNet.

Facebook acusou a QuadraNet e está convicta da sua palavra

De acordo com as acusações do Facebook, a QuadraNet (baseada em Los Angeles) permitiu que os seus servidores fossem utilizados mais de 700 vezes para instalar o spyware em equipamentos através do WhatsApp. Estes ataques foram contabilizados entre abril e maio de 2019.

Inclusive, em outubro de 2019, o Facebook processou a NSO Group, que negou prontamente as acusações. A empresa israelita afirma que apenas vende tecnologia a clientes ao nível governamental.

Caso o Facebook consiga provar a envolvência da QuadraNet na situação, irá destruir o argumento da NSO Group, até porque a mesma afirma que não opera no território norte-americano. Esta é certamente uma situação de polémica tecnológica que ainda vai dar muito que falar, estando o Facebook convicto das acusações.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp com publicidade? Facebook ainda não desistiu da ideia!
  • Smartphones da Huawei terão aceso à ferramenta da Google para localizar doentes Covid-19
  • Amazon recebeu grande proibição na venda de produtos na França. Sabe o que significa
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.