WhatsApp trabalha em controlo de privacidade muito pedido pelos utilizadores da app

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp é atualmente a maior plataforma de comunicações instantâneas através da Internet, com a sua app de mensagens a receber gradualmente mais funções. A mais recente, ainda em desenvolvimento, trará um importante reforço de privacidade.

Em causa está uma função e controlos introduzidos há vários anos, mas que agora deverão receber uma reformulação. São importantes critérios de privacidade que permitirão ao utilizador definir quem é que pode ver a "última vez online" para cada conta.

WhatsApp adiciona nova opção de privacidade "Última vez online"

WhatsApp app
A nova opção nos controlos de privacidade na secção "Última vez online"

Até ao momento os utilizadores do WhatsApp podem optar entre disponibilizar o "Última vez online" para todos, apenas para os contactos, ou para ninguém desativando efetivamente a opção. Futuramente, contudo, deverá receber uma quarta opção.

Sem tirar crédito à utilidade dos controlos atuais, que já entregam ao utilizador um bom controlo sobre a utilização do WhatsApp, certo é que os pedidos por um controlo mais granular continuavam a fazer-se sentir nas redes sociais da própria plataforma.

Sobretudo para quem não gosta de estar sempre online, ou prefere tomar o seu tempo até ver, ler e porventura responder a uma mensagem, mas não querendo fazer com que a outra pessoa se sinta magoada ou ignorada. Para tal, existirá solução.

Controlo granular de privacidade deve chegar à app do WhatsApp

WhatsApp is planning to add the "My contacts except..." option for Last Seen, Profile Picture and About, so you will be able to exclude specific contacts without disabling the feature! 💯Note: you cannot see the last seen of excluded contacts.Availability: in a future update. pic.twitter.com/LWTihboePd

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 7 de setembro de 2021

Para os mais de dois mil milhões de utilizadores mensais ativos da plataforma, está a ser preparado este novo controlo. Com efeito, a partir da lista de contactos será possível definir alguns específicos para os quais a informação de "Última vez online" não será apresentada. Ficarão, desse modo, impedidos de ver o registo do último login ou atividade online do utilizador em questão.

Na prática, o utilizador poderá escolher um ou vários contactos da sua lista para os quais deixará de ser apresentada a informação em questão. Trata-se, portanto, de um controlo que será entregue ao utilizador, ficando totalmente ao seu critério.

Função é trabalhada e deve chegar às versões Beta para Android e iOS

Mais ainda, de acordo com a publicação WABetaInfo, este controlo será estendido a mais definições do WhatsApp. Assim que for disponibilizado, poderá também aplicar-se a quem pode ver a foto de perfil, bem como as informações do perfil na secção "Sobre".

Por fim, importa frisar que este novo controlo está em fase de desenvolvimento. Em breve, deverá chegar à versão Beta do WhatsApp, sem terem sido especificadas datas para tal distribuição de novidades.

Assim, caso seja aprovada pela plataforma, a função chegará também à versão estável do WhatsApp para Android e iOS, provavelmente muito em breve.

Tira mais proveito do teu WhatsApp:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.