WhatsApp trabalha em controlo de privacidade muito pedido pelos utilizadores da app

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é atualmente a maior plataforma de comunicações instantâneas através da Internet, com a sua app de mensagens a receber gradualmente mais funções. A mais recente, ainda em desenvolvimento, trará um importante reforço de privacidade.

Em causa está uma função e controlos introduzidos há vários anos, mas que agora deverão receber uma reformulação. São importantes critérios de privacidade que permitirão ao utilizador definir quem é que pode ver a "última vez online" para cada conta.

WhatsApp adiciona nova opção de privacidade "Última vez online"

Até ao momento os utilizadores do WhatsApp podem optar entre disponibilizar o "Última vez online" para todos, apenas para os contactos, ou para ninguém desativando efetivamente a opção. Futuramente, contudo, deverá receber uma quarta opção.

Sem tirar crédito à utilidade dos controlos atuais, que já entregam ao utilizador um bom controlo sobre a utilização do WhatsApp, certo é que os pedidos por um controlo mais granular continuavam a fazer-se sentir nas redes sociais da própria plataforma.

Sobretudo para quem não gosta de estar sempre online, ou prefere tomar o seu tempo até ver, ler e porventura responder a uma mensagem, mas não querendo fazer com que a outra pessoa se sinta magoada ou ignorada. Para tal, existirá solução.

Controlo granular de privacidade deve chegar à app do WhatsApp

Para os mais de dois mil milhões de utilizadores mensais ativos da plataforma, está a ser preparado este novo controlo. Com efeito, a partir da lista de contactos será possível definir alguns específicos para os quais a informação de "Última vez online" não será apresentada. Ficarão, desse modo, impedidos de ver o registo do último login ou atividade online do utilizador em questão.

Na prática, o utilizador poderá escolher um ou vários contactos da sua lista para os quais deixará de ser apresentada a informação em questão. Trata-se, portanto, de um controlo que será entregue ao utilizador, ficando totalmente ao seu critério.

Função é trabalhada e deve chegar às versões Beta para Android e iOS

Mais ainda, de acordo com a publicação WABetaInfo, este controlo será estendido a mais definições do WhatsApp. Assim que for disponibilizado, poderá também aplicar-se a quem pode ver a foto de perfil, bem como as informações do perfil na secção "Sobre".

Por fim, importa frisar que este novo controlo está em fase de desenvolvimento. Em breve, deverá chegar à versão Beta do WhatsApp, sem terem sido especificadas datas para tal distribuição de novidades.

Assim, caso seja aprovada pela plataforma, a função chegará também à versão estável do WhatsApp para Android e iOS, provavelmente muito em breve.

Tira mais proveito do teu WhatsApp:

  • Como esconder o estado Online dos teus contactos
  • O melhor truque para que nunca te ignorem!
  • Como silenciar ou transformar um vídeo em GIF
  • Como ativar a autenticação em dois fatores
  • Eis o que fazer em caso de roubo da conta
  • Dicas de privacidade e boas práticas de segurança
  • Dicas para nunca perder uma conversa ou grupo
  • Como instalar e usar a versão Beta no Android
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.