WhatsApp: como ativar a encriptação dos backups de mensagens [dica]

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O WhatsApp fez chegar a todos os utilizadores da app de mensagens para Android e iOS um dos mais importantes reforços de segurança dos últimos meses. Com efeito, é agora possível proteger, com criptografia, as cópias de segurança na nuvem.

A atualização, recente, permite aos mais de dois mil milhões de utilizadores mensais desta plataforma do Facebook a possibilidade de resguardar melhor os backups das mensagens. Assim, também estes arquivos ficarão mais protegidos na iCloud ou Google Drive.

Ativa a encriptação dos backups de mensagens no WhatsApp

🎉 WhatsApp is the leading global messaging service to offer *both* end-to-end encrypted messaging and backups on iCloud or Google Drive. 🎉So you can make sure that bestie’s voice messages and mum’s secret recipe will be safely stored in a place only you can access.

— WhatsApp (@WhatsApp) 10 de setembro de 2021

Era uma das principais vulnerabilidades ainda presentes nesta plataforma de comunicações instantâneas do grupo Meta (ex-Facebook), ficando assim colmatada. Para o utilizador, após a última atualização das aplicações Android e iOS é uma realidade.

Poderão, inclusive, ter já visto o aviso ao abrir as aplicações Android e iOS (para iPhone), após a chegada das novidades. Não obstante, compilamos agora um sucinto guia para garantir que também as cópias de segurança ficam protegidas pela criptografia.

WhatsApp
O aviso apresentado aos utilizadores após a última grande atualização do WhatsApp.

Importa notar que até ao momento as mensagens já eram criptografadas entre as várias plataformas. O mesmo não podia ser dito, contudo, das cópias / histórico de mensagens armazenado em plataformas como a iCloud da Apple ou a Google Drive.

Para Mark Zuckerberg, esta é uma das maiores conquistas recentes do WhatsApp. A última publicação refere o "orgulho na equipa que continua a liderar no que à segurança das conversas privadas diz respeito".

Garante a máxima segurança das cópias do histórico de mensagens

WhatsApp

  1. Definir palavra-passe ou Usar Chave de Encriptação de 64 dígitos
  2. Em seguida, podemos criar uma cópia de segurança encriptada de ponta a ponta.

Este aviso / janela pop-up será apresentado gradualmente aos utilizadores com o intuito de os informar. A partir daí podemos ativar este forte reforço de segurança, bem como criar uma cópia do histórico de mensagens, agora também ele protegido.

Note-se que o processo de criação de uma nova cópia de segurança pode demorar vários minutos consoante o conteúdo em questão.

WhatsApp

  1. Função disponível a partir das Definições - Conversas - Cópias de segurança
  2. Aceder e ativar a proteção a partir do menu "Cópia de segurança encriptada ponto a ponto".

A qualquer momento o utilizador pode controlar este quesito. Para tal basta aceder às Definições - Conversas - Cópia de Segurança. Em seguida, no menu Cópia de Segurança, podemos não só efetuar uma nova cópia, como também definir o nível de proteção.

Face ao exposto é aconselhável ativar assim a proteção de ponta a ponta para que também o histórico de mensagens fique mais protegido. Mais ainda, é também a partir daí que podemos definir a regularidade das cópias de segurança automáticas.

Por fim, para poupar espaço no armazenamento das cópias de segurança, aconselhamos a que não ativem a inclusão de vídeos neste tipo de backup dos dados. É também aconselhável o uso de redes Wi-Fi para mediar este procedimento.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.