WhatsApp celebra 12 anos e partilha métricas importantes

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

O WhatsApp é a plataforma de eleição para mais de dois mil milhões de utilizadores em todo o mundo (dados da Statista), mantendo-se líder indiscutível neste mercado. A 15 de maio de 2021 aplicará a nova Política de Privacidade e agora celebra 12 anos!

A empresa liderada por Will Cathcart tem-se desdobrado em explicações sobre o teor e impacto das alterações a caminho numa tentativa de recuperar a confiança dos utilizadores. Ao mesmo tempo, visa estancar a fuga para as rivais Signal e Telegram.

O WhatsApp celebra o 12.º aniversário com 2 mil milhões de utilizadores

A plataforma aproveitou a ocasião para partilhar alguns dos números e métricas que compõe o seu ecossistema de utilizadores. São números que fazem a diferença e que nos permitem apurar a real dimensão e escala do seu impacto na vida de quem a usa.

Apesar das críticas recentes à sua partilha e tratamento de dados com as empresas do grupo Facebook, algo de que estamos resguardados na Europa à luz do vigente RGPD, a plataforma mostra-se seguro de si e os sinais são de crescimento.

A plataforma de comunicações nasceu em fevereiro de 2009

O WhatsApp foi fundado em fevereiro de 2009 por Brian Acton e Jan Koum, dois ex-funcionários da Yahoo. Inicialmente foi concebido como uma plataforma que permitisse o intercâmbio de informação entre os utilizadores. Entretanto, evoluiu para plataforma de mensagens e comunicações instantâneas e o resto ficou para a história.

Em 2014 o WhatsApp foi comprado pelo Facebook, em fevereiro desse mesmo ano. No ano seguinte (2015), a plataforma adicionou as chamadas de voz ao seu serviço. As videochamadas seguiram-se em 2016 e, em 2018 chegaram as chamadas de grupo.

Em 2021 o WhatsApp processa mais de 100 mil milhões mensagens e 1000 milhões de chamadas por dia. Tem mais de dois mil milhões de utilizadores ativos.

Tira mais proveito do teu WhatsApp:

  • O melhor truque para que nunca te ignorem!
  • Como silenciar ou transformar um vídeo em GIF
  • Como ativar a autenticação em dois fatores
  • Eis o que fazer em caso de roubo da conta
  • Dicas de privacidade e boas práticas de segurança
  • Dicas para nunca perder uma conversa ou grupo
  • Como instalar e usar a versão Beta no Android
  • Como esconder o estado Online dos teus contactos
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.