WhatsApp celebra 12 anos e partilha métricas importantes

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp é a plataforma de eleição para mais de dois mil milhões de utilizadores em todo o mundo (dados da Statista), mantendo-se líder indiscutível neste mercado. A 15 de maio de 2021 aplicará a nova Política de Privacidade e agora celebra 12 anos!

A empresa liderada por Will Cathcart tem-se desdobrado em explicações sobre o teor e impacto das alterações a caminho numa tentativa de recuperar a confiança dos utilizadores. Ao mesmo tempo, visa estancar a fuga para as rivais Signal e Telegram.

O WhatsApp celebra o 12.º aniversário com 2 mil milhões de utilizadores

More than two billion users turn to WhatsApp each month to send 100 billion messages and to connect more than one billion calls each day. We are and will continue to be committed to your privacy with end-to-end encryption. Always and forever. Happy 12 years WhatsApp! pic.twitter.com/a61wqDassg

— WhatsApp (@WhatsApp) 24 de fevereiro de 2021

A plataforma aproveitou a ocasião para partilhar alguns dos números e métricas que compõe o seu ecossistema de utilizadores. São números que fazem a diferença e que nos permitem apurar a real dimensão e escala do seu impacto na vida de quem a usa.

Apesar das críticas recentes à sua partilha e tratamento de dados com as empresas do grupo Facebook, algo de que estamos resguardados na Europa à luz do vigente RGPD, a plataforma mostra-se seguro de si e os sinais são de crescimento.

A plataforma de comunicações nasceu em fevereiro de 2009

O WhatsApp foi fundado em fevereiro de 2009 por Brian Acton e Jan Koum, dois ex-funcionários da Yahoo. Inicialmente foi concebido como uma plataforma que permitisse o intercâmbio de informação entre os utilizadores. Entretanto, evoluiu para plataforma de mensagens e comunicações instantâneas e o resto ficou para a história.

Em 2014 o WhatsApp foi comprado pelo Facebook, em fevereiro desse mesmo ano. No ano seguinte (2015), a plataforma adicionou as chamadas de voz ao seu serviço. As videochamadas seguiram-se em 2016 e, em 2018 chegaram as chamadas de grupo.

Em 2021 o WhatsApp processa mais de 100 mil milhões mensagens e 1000 milhões de chamadas por dia. Tem mais de dois mil milhões de utilizadores ativos.

Tira mais proveito do teu WhatsApp:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.