WhatsApp: Atenção a novo esquema que pode roubar a tua conta com uma chamada

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Sendo o WhatsApp um dos serviços de comunicação mais utilizados no mundo, é natural que seja um dos alvos preferenciais dos hackers. O mais recente esquema visa roubar a conta dos utilizadores sem que estes se apercebam.

A descoberta foi feita pela empresa de segurança CloudSEK. As suas conclusões dão conta de um novo engodo usado pelos meliantes com o objetivo de adquirir controlo sobre as contas de WhatsApp das vítimas.

Nova vulnerabilidade permite controlar totalmente a tua conta do WhatsApp

A mais recente ameaça à segurança dos utilizadores do WhatsApp dá conta de um novo esquema para assumir controlo de qualquer conta. Os hackers conseguem fazê-lo ludibriando os utilizadores com uma simples chamada de voz.

WhatsApp

O modus operandi utilizado é, de facto, bastante simples. Os hackers ligam aleatoriamente para utilizadores do WhatsApp e tentam convencê-los a fazer uma ligação para um número específico.

Recorrendo a alguns dos indicativos mais populares no mundo, facilmente as vítimas ficam convencidas de que tal chamada será segura e legítima. Infelizmente, trata-se de um número que permite aos hackers assumir o controlo de qualquer conta do WhatsApp.

Realizando a chamada solicitada, os meliantes assumem o controlo da conta visada sem que os seus legítimos detentores se apercebam. A partir daqui, é possível fazer o que bem entenderem com a conta em questão.

O objetivo primordial deste esquema é retirar benefícios financeiros dos contactos das contas das vítimas. Os alvos mais utilizados são as contas de WhatsApp profissionais para recolher dinheiro de clientes mais desatentos.

Outro alvo preferencial dos hackers são as criptomoedas, sobretudo após o WhatsApp ter incluído suporte às mesmas. Fê-lo no final de 2021 com a integração da carteira digital Novi nesta plataforma de comunicações.

Perante estas descobertas, há dois cuidados que os utilizadores podem assumir para se protegerem a si e aos seus contactos. Em primeiro lugar, evitar atender chamadas de números que não sejam conhecidos.

Em segundo lugar, ativar a autenticação de dois fatores. Deste modo, sempre que alguém tentar entrar na tua conta de WhatsApp necessitará de um código que será enviado para ti.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.