
Hoje em dia, poucos são os condutores que nunca ouviram falar do Waze. O grande rival do Google Maps – curiosamente também detido pela gigante tecnológica desde 2013 – tem vindo a conquistar utilizadores graças às muitas funcionalidades inovadoras.
Ao longo de duas semanas de férias, entre o final de agosto e o início de setembro, o Waze foi o meu companheiro de todas as horas nas estradas, tanto portuguesas como espanholas. É com base nesta experiência intensa (mas também graças à utilização do dia a dia tanto do Waze como do Google Maps) que me levam a afirmar que o Waze é realmente um verdadeiro copiloto, o melhor que existe na atualidade.
A aplicação de navegação faz da comunidade a sua grande força. Isto porque ao contrário de outros concorrentes, a enorme rede ativa de utilizadores permite obter informações de trânsito em tempo real, algo que naturalmente faz toda a diferença quando estamos a conduzir.
Waze permite realmente poupar tempo?

Assim sendo, se és alguém que conduz frequentemente, sabes bem que apanhar um engarrafamento, um acidente ou até obras na estrada é extremamente frustrante. Especialmente quando poderias ter evitado se tivesses perdido (ou 'ganhado'!) uns segundos a olhar para o Waze. É que a plataforma incentiva os próprios condutores a dar conta destas situações, precisamente para que outros possam evitar perder tempo desnecessariamente e consigam atempadamente optar por outro trajeto.
A principal vantagem do Waze é mesmo a sua capacidade de adaptação em tempo real. Em poucos segundos, tem a capacidade de atualizar-se e recalcular automaticamente o melhor percurso.
Nos testes em ambiente urbano, o Waze mostrou-se capaz de chegar ao destino final mais rápido do que os trajetos sugeridos pelo Google Maps. Estamos a falar de uma redução na duração da viagem na ordem dos 15%.
Naturalmente, esta é uma faceta de extrema importância. Não só para os utilizadores comuns que vão de férias ou que todos os dias fazem o trajeto casa-trabalho e trabalho-casa e querem ora não chegar atrasados, ora chegar o mais rápido possível ao seu lar, mas também para certos profissionais, como motoristas de transportes privados ou também os entregadores.
A Interface
Inicialmente, a interface da aplicação pode parecer algo complexa, sobretudo porque existem muitas (mesmo) informações em simultâneo. Porém, "primeiro estranha-se, depois entranha-se". Contudo, com vários dias de uso começamos rapidamente a perceber todas as manhas e torna-se muito intuitiva.
Além disso, a possibilidade de personalizar alertas, escolher vozes para as instruções e até integrar apps como Spotify e Apple Music torna a experiência mais engraçada e agradável.
Em suma, o Waze é muito mais do que uma aplicação de trajetos. É um verdadeiro ecossistema perfeitamente delineado para que nada falhe durante a viagem. Assim, em resumo, estas são as quatro funcionalidades que fazem do Waze a melhor aplicação de navegação:
- Alertas em tempo real: Recebe notificações sobre trânsito, acidentes, obras, radares e perigos na estrada;
- Planeamento inteligente de viagens: A app sugere os melhores horários para sair, considerando padrões de tráfego;
- Integração plena: Conecta-se facilmente ao Spotify, Google Assistant, Siri, Android Auto e Apple CarPlay;
- Fantástica capacidade de adaptação: Se surgir um imprevisto, o Waze recalcula automaticamente o percurso;
O veredito
Durante estas duas semanas intensas em que esteve sob escrutínio, o Waze demonstrou o porquê de ser considerado a melhor app de navegação do mercado. Nas viagens mais curtas permitiu-me poupar valiosos minutos ao escolher ruas secundárias pouco movimentadas. Nos percursos mais longos a diferença foi ainda mais notória face ao Google Maps, por exemplo.
É que a principal aplicação da Google tem dois grandes defeitos que continuam sem correção. O primeiro é que os alertas para mudanças de direção são feitos demasiado em cima do acontecimento; o segundo é que a 'setinha' que indica onde estamos falha de forma recorrente, levando muitas vezes a enganos.
Nestes dias na estrada também pude comprovar que os alertas funcionam de forma exímia tanto cá dentro como lá fora. Fui alertado sobre radares, acidentes, carros parados na estrada e até sobre lombas mais acentuadas.
Apesar do elevado consumo de bateria, que é facilmente resolvido com carregadores para carro, e da dependência de uma boa ligação à internet, a experiência geral é francamente positiva.
Em comparação com apps concorrentes, o Waze destaca-se pela capacidade de antecipar problemas e oferecer soluções em tempo real. Por outro lado, falha no que diz respeito à navegação offline, que é extremamente limitada. Assim sendo, só permite que uses o modo offline caso tenhas iniciado um percurso com Internet.