O Google Maps continua a implementar novidades e, desta vez, superou-se! A aplicação de navegação mais usada pelos utilizadores a nível mundial mostra que não quer perder o trono para o Waze.
Assim sendo, a próxima atualização – exclusiva para Android – chega com uma novidade muito interessante: Atualizações ao Vivo. É certamente uma funcionalidade que vai melhorar a experiência de navegação dos condutores.
As Atualizações ao Vivo funcionam de forma semelhante às Live Activities do iPhone. Esta ferramenta permite que certas aplicações mostrem informações importantes diretamente no ecrã de bloqueio ou na central de notificações, sem que tenhas de abrir a app.
Esta novidade vai, de certa maneira, buscar inspiração à Uber. Para aqueles que recorrem frequentemente à aplicação de viagens, sabe que há já algum tempo que há uma função que indica o tempo estimado de chegada, a duração da viagem e até uma barra de que mostra quanto falta até ao destino.
O que mostra a nova funcionalidade do Google Maps?
Com a nova versão em testes, o Google Maps passa a usar notificações para exibir os detalhes mais relevantes da viagem. Nesse sentido, deixa de ser obrigatório manter a aplicação aberta (em primeiro plano) durante a navegação.
Entre as informações que vão passar a surgir destacam-se:
- Tempo estimado de chegada;
- Instruções para a próxima curva;
- Seta direcional para orientação rápida;
- Progresso da viagem com código de cores para indicar o estado do trânsito em tempo real.
Este último ponto marca uma pequena, mas grande diferença entre o Maps e a Uber. Isto porque em vez de uma simples barra de progresso, o Google Maps mostra, com recursos a diferentes cores, o estado do trânsito; fluído, condicionado ou congestionado.
Neste momento, a integração está a ser testada somente com utilizadores beta. Contudo, a experiência está a ser tão boa que a expectativa é que a Google avance rapidamente para o lançamento global. Assim, espera-se que a funcionalidade vá ficar disponível para Android já nas próximas semanas.