
O Waze é, a par do Google Maps, uma das aplicações de navegação mais populares em todo o mundo. Embora muitos não saibam, ambas são propriedade da Google. Estão cada vez mais semelhantes e, como tal, são cada vez mais os rumores que apontam para que, mais cedo ou mais tarde, vão mesmo acabar por fundir-se.
Não há dúvidas de que o Waze tem inúmeras funcionalidades excelentes que ajudam os condutores no dia a dia de muitas formas. Porém, nem tudo é perfeito e há uma ferramenta que muitos utilizadores não são particularmente fãs: o Zoom Automático. Esta opção – que existe há mais de 10 anos – muda o nível de zoom do mapa consoante a velocidade a que segues.
Quer isto dizer se vais mais devagar, então o mapa fica com mais zoom; se vais mais rápido, o mapa alarga. Esta definição parte do princípio que se vais mais devagar é porque tens possivelmente mais interesse numa determinada zona; se vais a acelerar então significa que queres ter uma vista mais panorâmica do trajeto.
Waze troca as voltas aos condutores
Além disso, há quem também utilize o Zoom Automático para antecipar saídas ou curvas. No entanto, para outros, a constante mudança de escala torna-se desconfortável e visualmente algo cansativo.
Assim sendo, se preferes manter o zoom fixo só tens de seguir os seguintes passos. Começa por ir ao Menu (três linhas) e depois clica em Definições. Depois seleciona Exibição do Mapa e desativar a opção Zoom Automático.
Há ainda outra definição que podes (e deves) ativar para uma condução ainda mais suave. Trata-se da opção Fixar o norte para cima, que vai evitar que o mapa gire sempre que mudares de direção.
Ainda assim, no passado mês de julho o Waze introduziu uma animação de zoom e reposicionamento da seta do veículo. Embora esta funcionalidade ofereça uma visão mais ampla das estradas, pode ser confusa, sobretudo em zonas de rotundas, levando alguns condutores a perderem a saída certa. Se esta situação te está a incomodar, podes reverter para uma versão anterior, nomeadamente a 5.7.2.0.