Waze deixa milhares de utilizadores sem informações de radares em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Waze é uma das aplicações mais populares da Google para efeitos de navegação a par da Google Maps. Não obstante, a Waze é procurada pela sua vertente social e colaborativa, bem como a capacidade de sinalizar os pontos de radares fixos em Portugal.

Ainda que esta seja uma das apps de navegação mais procuradas, certo é que nos últimos dias os utilizadores têm referido dificuldades no acesso a algumas funções como os alertas sobre a presença de radares nas estradas. Todavia, esta falha não acontece a todos os utilizadores em Portugal.

Waze "treme" e deixa de indicar os radares de velocidade em Portugal

Waze Portugal

A "falha" ou bug foi provocada pela introdução do Modo Escuro, ou dark mode, afetando a compatibilidade e correto funcionamento da app Waze com, por exemplo, o CarPlay da Apple. A informação foi avançada primeiramente pela publicação AutoEvolution.

Segundo o relato, alguns utilizadores não conseguiam ativar o modo escuro através da plataforma CarPlay independentemente das definições escolhidas. A situação foi inicialmente interpretada como um erro introduzido por uma das mais recentes atualizações do sistema operativo iOS para os iPhone da Apple.

Todavia, com o acumular de relatos de erro a falha é agora atribuída à aplicação Waze. Além disso, as falhas no funcionamento são cada vez mais gerais, com os relatos a povoarem os fóruns oficiais da Google. A propósito, veja-se uma recente entrada relatando o mesmo problema, bem como o acumular de respostas dos mais variados utilizadores Waze.

Problema de compatibilidade entra a Waze e a mais recente versão do iOS

Em primeiro lugar os utilizadores notaram que, ao passar por um local onde habitualmente era sinalizada a presença de um radar de velocidade fixo, este não era apresentado. Ou seja, não surgia nenhuma sinalização ou indicação de alerta.

Em síntese, esta falha pode resultar em coimas variadas para alguns utilizadores, sobretudo para quem tiver o hábito (ou ocasional descuido) de abusar da velocidade e respetivos limites em vigor.

Entretanto, alguns utilizadores tentaram encontrar uma solução ao marca uma operação STOP (fictícia) nesses locais. Ainda assim, mesmo que para efeitos de teste, o radar continuou a não ser sinalizado, apenas a operação STOP ad hoc para efeitos de teste.

Por fim, neste momento não é conhecida a causa definitiva do erro a ser apontado por utilizadores de smartphones Apple (iOS) e da aplicação Waze. No entanto, a Google está a par da problemática, restando-nos esperar pela disponibilização de uma correção.

Até lá, o melhor é ter cuidado redobrado em não ultrapassar os limites de velocidade em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.