vivo X80 Pro é oficial na Europa: o flagship que vai dar que falar

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 5 min.

Esta quarta-feira fica marcada por um grande lançamento. A vivo, fabricante chinesa que chegou há alguns meses oficialmente a Portugal, acaba de lançar o novo smartphone topo de gama na Europa (Portugal incluído). Trata-se do vivo X80 Pro 5G.

É um equipamento que promete oferecer uma experiência móvel premium superior. Para tal, destaca-se por oferecer novas soluções de fotografia cinematográfica desenvolvidas em conjunto com a ZEISS.

vivo junta-se à ZEISS para ter uma câmara de nível superior

Vivo

“Na colaboração de sucesso com a ZEISS, líder mundial em ótica e optoelectrónica, estamos mais uma vez a proporcionar excelentes experiências aos utilizadores, os quais podem captar memórias e criar fotografias e vídeos de qualidade com mais dinâmica e perspetiva”, afirma Carlos Mellado, Go-To-Market Director, da vivo Espanha e Portugal.

Para começar, o smartphone chega com o recurso ZEISS Cinematic Video Bokeh. Este cria um bokeh oval na proporção 2,39:1, que é o padrão de filme. Assim produz um efeito de lente cinematográfica widescreen que pode capturar vídeos altamente estéticos e expressivos.

Vivo V80

De realçar que os utilizadores podem também escolher o bokeh de vídeo com lente normal. Desta forma criam retratos com efeito bokeh com um único toque. O efeito vai variar de acordo com a distância focal, abertura e distância de disparo.

ZEISS Cinematic Style Bokeh e Superb Portrait trazem a estétitca de Hollywood ao X80 Pro

Vivo V80

A marca aposta ainda em novo efeitos, como o ZEISS Cinematic Style Bokeh. Este junta-se ao ZEISS Superb Portrait, que promete deixar-te recriar a estética de Hollywood. Tens assim um efeito bokeh, tipo filme, e uma relação de aspeto panorâmico 2.39:1 combinado com um bokeh artístico oval longo.

Vivo V80

Estes efeitos estarão em harmonia com o algoritmo de simulação de lente cinematográfica da vivo e uma tecnologia de profundidade de campo de câmara dupla. Esta combina renderização e processamento de reflexos.

Graças a recursos como o Pure Night View, podes ter cenas noturnas enquanto manténs o aspeto visual e sensação original. Este suporta XDR Photo, que na prática refina a clareza das imagens.

Vivo V80

Este recurso dá destaque aos tons constrastantes para mostrar o efeito HDR. Graças ao ZEISS T Coating, o desempenho noturno é de alta qualidade. Este melhora a transmissão de luz e ajuda a reduzir a reflexo da mesma, tal como o flare e o ghosting.

Por fim, este tem ainda o ZEISS Natural Color combinado com o primeiro motor Al Perception Engine da Série. Este tem objetivo de aumentar a precisão e facilitar a mudança da cor e do brilho durante uma sessão fotográfica.

vivo X80 Pro com câmara principal de 50 MP com sensor GNV

vivo X80 series comes with India’s first gimbal portrait camera inbuilt. Now you can shoot stable, bright, and stunning portraits. Buy Now: https://t.co/U2uqldGIFa#MyLifeIsAMovie #vivoX80Series #CinematographyRedefined pic.twitter.com/1LigBmAPUE

— Vivo India (@Vivo_India) 8 de junho de 2022

Mas vamos a números. O X80 Pro chega com uma câmara frontal de 32 MP e na traseira vais encontrar um sistema com quatro câmaras. O grande destaque vai para a ultra-sensorial de 50 MP com sensor GNV. Esta tem ainda estabilização ótica de imagem (OIS).

É acompanhada por uma ultra grande angular de 48 MP, uma câmara de retrato de 12 MP e uma lente periscópica de 8 MP. A câmara de 12 MP de retrato gimbal é a principal atualização que permite o aprimoramento e a estabilidade de vídeo.

A câmara principal tem “um sensor GNV exclusivamente personalizado por ‘ultra-sensing’ para otimizar o reflexo e reduzir a luz difusa, emparelhada com uma lente de vidro de alta transmissão para a baixa dispersão, derivando da temperatura para reduzir o brilho”.

Vivo

A juntar a tudo isto encontramos o mais recente chip vivo de imagem, o vivo V1+. Este tem um sistema de AI incorporado para uma melhoria visual de nível profissional. Tem ainda o AI Video Enhancement que permite ao dispositivo identificar automaticamente o modo certo, consoante as condições de luz.

É bom destacar ainda o Camera Panning, uma tecnologia de rastreio de movimento de retrato, que pode reduzir o desfoque do movimento causado pelo tremer das mãos. Já o Night Sports do X80 Pro permite que os utilizadores obtenham imagens dinâmicas e excecionais.

X80 Pro é comandado pelo Snapdragon 8 Gen 1

Vivo V80

Fora da fotografia, o X80 Pro é comandado com o processador Snapdragon 8 Gen 1. Este vem com memória RAM LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1 para alta velocidade de execução e armazenamento.

Chega com uma Ultra Large Liquid Cooling Vapor Chamber, uma superfície de arrefecimento máxima. Esta vai ajudar a manter a estabilidade no decorrer de ações com alto rendimento, como jogos de grande escala e gravação de vídeos.

Bateria de 4700 mAh e carregamento de 80 W no X80 Pro

We believe in doing everything fast - be it opening apps or installing games! The powerful Snapdragon 8 Gen 1 chip boosts the vivo X80 series' speed and makes it smooth. Buy Now: https://t.co/U2uqldHguI#vivoX80Series #MyLifelsAMovie #CinematographyRedefined pic.twitter.com/HYwBmhrdFF

— Vivo India (@Vivo_India) 30 de maio de 2022

É um terminal com uma bateria de 4700 mAh, e que se destaca no carregamento rápido. Suporta FlashCharge de 80 W, e FlashCharge sem fios de 50 W. Pode obter uma carga completa em apenas 36 minutos.

Graças ao novo sensor grande de impressões digitais ultrassónico 3D, promete um processo de registo de impressões digitais incrivelmente rápido. Promete um dos desbloqueios mais rápidos da indústria móvel – apenas 0,2 segundos. Tem uma área de reconhecimento é 11,1 vezes maior do que os tradicionais sensores de impressão digital óticos.

Vem equipado com um motor linear X-Axis, suportado pelo algoritmo de vibração desenvolvido pela vivo, que permite uma vibração silenciosa, mas poderosa. O X80 Pro Dual Stereo Speaker, com o seu baixo potente, proporciona um efeito sonoro global equilibrado e melhorado.

Preço e Disponibilidade em Portugal

Vivo V80

O X80 Pro vai estar disponível em Preto Cósmico que “representa a natureza ampla e profunda do céu noturno, juntamente com a vitalidade e o poder eterno do universo”. O preço para Portugal carece ainda de confirmação, mas deverá pautar-se pelos 1 299 €.

Por fim, ainda não há data exata para a entrada deste smartphone no mercado nacional.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.