Honor revela 1.ª bateria de carbono e silicone para smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Ao longo dos últimos anos noticiamos avanços variados e sistematicamente promissores no desenvolvimento de baterias para smartphones e dispositivos móveis. Porém, pouco mais temos para apresentar que promessas cativantes até ao momento.

A Honor, contudo, quer mudar esse paradigma e trazer, finalmente, para o grande mercado, uma tecnologia mais realista, mas bastante promissora para a bateria dos nossos smartphones. O composto baseia-se num polímero de silicone e carbono, prometendo uma maior densidade para as células energéticas.

MWC 2023 deu-nos a conhecer a nova tecnologia de baterias da Honor

Honor MWC 2023

Com a maioria das fabricantes a apostar todos os seus trunfos, sobretudo, na câmara fotográfica, processadores e ecrã, a Honor trouxe-nos uma temática distinta no Mobile World Congress 2023 (MWC). Algo que mantém "as luzes acessas" nos dispositivos.

Segundo a própria marca chinesa, há agora uma nova solução comercialmente viável e com possibilidade de aplicação quase imediata nos smartphones. Em causa está um novo composto de silicone e carbono que melhora as baterias dos smartphones.

Fá-lo ao possibilitar que uma mesma célula acumule mais energia no mesmo espaço. Por outras palavras, uma mesma bateria de 5000 mAh com o novo composto passa a poder acumular mais energia que uma célula equivalente do tipo comum (iões de lítio).

Baterias com 12,8% mais densidade graças ao composto de Carbono - Silicone

Honor MWC 2023

Conforme o exemplo utilizado pela Honor, uma bateria de 5 100 mAh de capacidade com o novo composto de Silicone - Carbono é capaz de "guardar" tanta energia como uma bateria "normal" de 5 450 mAh. Isto sem aumentar o tamanho físico da mesma, note-se.

As vantagens práticas são imediatamente notórias com a autonomia dos dispositivos móveis a poder melhorar em mais de 12% com a nova tecnologia ora apresentada. Este foi um dos grandes destaques do 1.º dia do MWC 2023, algo digno de nota.

Estas melhorias foram anunciadas por George Zhao, CEO da Honor durante a sua subida ao palco em Barcelona. Aí tivemos também uma breve explicação da nova tecnologia de baterias e respetiva durabilidade comparativamente com as atuais.

Mais energia sem aumentar o tamanho físico das baterias

MWC Honor

Assim, de acordo com o CEO, tivemos a demonstração, com várias métricas, que deram a conhecer as reais capacidades deste novo padrão. Por exemplo, ao passo que uma bateria "normal" é inutil assim que a voltagem desce abaixo dos 3,5 volts, o novo tipo de baterias mantém-se eficaz.

Segundo o CEO, as novas baterias de Carbono-Silicone apresentam melhorias gerais de 12,8% no seu funcionamento. Por fim, resta agora aguardar pelos primeiros modelos de smartphones Honor a integrar este novo padrão de baterias.

Todavia, temos agora uma solução realmente promissora e supostamente pronta para o grande mercado. Algo que poderá, numa última nota, ser adotado futuramente por outras fabricantes, podendo melhorar a nossa experiência de utilização.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.