Vivo ultrapassa Xiaomi e é a segunda marca mais vendida em smartphones premium

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A Counterpoint Research acaba de divulgar uma nova análise ao mercado de smartphones premium na China e, para surpresa de todos, a Vivo regista um sucesso nunca antes visto.

A marca ultrapassou a Xiaomi e a OPPO e agora é a segunda mais vendida no segmento de terminais mais caros do mercado chinês.

Apple em primeiro lugar e Vivo em segundo no mercado premium de smartphones na China

Vivo X Fold
Em setembro chega o novo dobrável Vivo X Fold S que ven suceder ao modelo anterior aqui na imagem Crédito@Vivo/Twitter

A Counterpoint Research efetuou uma nova análise ao mercado de smartphones premium, na China, e partilhou as suas conclusões que são inesperadas para algumas marcas presentes no mercado.

A grande surpresa é o crescimento da Vivo neste segmento que, no segundo semestre de 2022, foi a segunda marca que mais unidades de smartphones premium vendeu, ultrapassando a Xiaomi e a Huawei, no mercado chinês.A Vivo tem uma participação de 13% de quota de mercado e apenas é superada pela Apple que detém 46%.

A Honor tem também direito a um lugar de destaque já que, com a sua quota de mercado de 9%, ultrapassa igualmente a Xiaomi e a OPPO, ambas com 8%. É ainda relevante o facto de a Xiaomi registar menos sucesso no seu mercado nacional que no mercado global.

Quanto à Huawei, ainda que se mantenha no terceiro lugar deste ranking, a marca teve uma queda na sua quota de mercado de 19% para 11%. Recorde.se que no mercado chinês, a Huawei não sofre qualquer tipo de sanções, tal como acontece no panorama global. Portanto, essa não será a razão para a queda no segmento premium. No entanto, a Huawei alterou a sua estratégia para os smartphones premium e, atualmente, apenas lança uma série por ano, ao invés das duas que costuma lançar.

Por seu lado, a Apple continua imbatível no segmento de smartphones com preços acima dos mil euros, tendo registado um aumento de 147% ano a ano. Também a Samsung tem motivos para sorrir, já que graças ao seus modelos dobráveis teve um crescimento de 133% ano a ano, neste segmento.

Mas, sem dúvida alguma, a Vivo destaca-se com o seu crescimento de 504% ano a ano, superando o crescimento da Apple e da Samsung. Parece que podemos ter um novo player de destaque no mercado chinês.

Vivo X Fold S e X90 chegam ainda este ano ao mercado premium de smartphones

Um dos próximos lançamento da Vivo no segmento de flagships será o dobrável X Fold S que, de acordo com o leaker Digital Chat Station, pode já chegar ao mercado durante o mês de setembro.

Poucas são as informações disponíveis sobre o novo dobrável, mas algumas fontes avançaram já que o terminal terá o processador Snapdragon 8+ Gen 1 aos comandos e que vai contar com suporte para carregamento rápido de 80 watts e sem fios de 50 watts.

Mas a Vivo tem outra surpresa reservada para os utilizadores. Entre novembro e dezembro a marca vai revelar oficialmente um novo flagship que, ao que tudo indica, será o X90.

Para já, o terminal está nos segredos dos deuses e apenas é falado que chegará a integrar o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm que deverá ser anunciado no início do mês de novembro.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt