Vivo desafia Xiaomi com o novo smartphone X90 Pro+

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A nova série Vivo X90 será apresentada a 22 de novembro. A informação foi já confirmada pela marca no envio de convites para o evento.

Um dos novos modelos, o X90 Pro+, chega com especificações de topo que vêm para desafiar diretamente a Xiaomi nos campos de desempenho e fotografia.

Será a Vivo a lançar no mercado o primeiro smartphone com chip Snapdragon 8 Gen 2?

camera with some PHONE coming on 22nd ! Will go Global Next month of course 📸📸 with siblings !! X80 Pro is still a massive choice...Just a headsup : Stay with your flagship device #vivox90proplus #vivox90series

— Paras Guglani (@passionategeekz) 12 de novembro de 2022

A 22 de novembro a Vivo vai apresentar a sua próxima série de smartphones topo de gama X90 que inclui três novos terminais: o modelo base, o X90 Pro e o X90 Pro+. Mas as atenções vão concentrar-se neste último modelo mais avançado.

Tudo porque o novo smartphone chega com especificações de topo que vão desafiar diretamente a rival Xiaomi. Desde logo o X90 Pro+ vai chegar equipado com o novo processador Snapdragon 8 Gen 2 emparelhado com 12 GB de memória RAM LPDDR5X.

O novo Xiaomi 13 Pro deverá apresentar especificações se não iguais, pelo menos equiparadas. Mas com a data de lançamento do X90 Pro+ já marcada, e tendo em conta que a 16 de novembro a Qualcomm apresenta o novo chip Snapdragon, a Vivo poderá ser a primeira marca a colocar no mercado um terminal com este processador.

Se o conseguir fazer, ultrapassa a Xiaomi e a Motorola numa corrida que habitualmente ocorre entre estas duas marcas. Saliente-se que vários rumores sugerem que tanto a Xiaomi como a Motorola podem também apresentar os seus novos flagships Snapdragon 8 Gen 2 até ao final deste mês.

A reta final do mês de novembro antecipa-se “quente” para o segmento premium de smartphones.

Vivo X90 Pro+ com mesmo sensor primário do Xiaomi 13 Pro e Xiaomi 12S Ultra

Xiaomi 13 Pro- 6.7" E6 2K LTPO- Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2- 8/12GB RAM- 128/256/512GB storage- Rear Cam: 50MP (1" IMX989) + 50MP (UW) + 50MP (Tele)- Front Cam: 32MP- Android 13, MIUI 14*- 4,800mAh battery, 120W fast charging- Surge C2, P2 chip- Leica color science

— Yogesh Brar (@heyitsyogesh) 31 de outubro de 2022

Mas não é apenas no processador que a Vivo está a desafiar a Xiaomi. Segundo os rumores divulgados até agora, o X90 Pro+ vai integrar como sensor primário o Sony IMX989 com uma polegada de tamanho e 50 megapixéis de resolução.

E esse é exatamente o mesmo sensor primário que irá ser integrado no Xiaomi 13 Pro e que já faz parte do modelo Xiaomi 12S Ultra.

Circulam igualmente rumores de que a Vivo irá também incluir no X90 Pro+ o seu novo chip de processamento de imagem V2 ISP para otimizar as capacidades fotográficas do modelo.

De resto, espera-se que o novo flagship Vivo integre ainda um ecrã AMOLED curvo com 6,78 polegadas e uma elevada taxa de atualização de 144 Hz.

Vivo X90 Pro+
Renderização do Vivo X90 Pro+ divulagada por Ben Geskin na rede social Twitter Crédito@BenGeskin/Twitter

Outro dado interessante é que vários leakers afirmam que a Vivo poderá lançar, a nível global, a série X90 já no próximo mês. A confirmar-se a informação, a marca poderá ultrapassar a Xiaomi e a Motorola, apresentando o primeiro smartphone Snapdragon 8 Gen 2 no mercado global.

Recorde-se que tanto a Motorola como a Xiaomi só devem lançar globalmente o Edge 40 e a série 13, respetivamente, no primeiro trimestre de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt