2 smartphones e um processador de topo que chegam na próxima semana

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Na próxima semana, o lançamento mais relevante está reservado para a Qualcomm e o seu novo processador de última geração Snapdragon 8 Gen 2 que será anunciado a 16 de novembro.

Mas a Realme terá também novidades a 17 de novembro com a apresentação de dois novos smartphones. Fazemos aqui um resumo de todas as novidades que vão ser apresentadas na próxima semana.

Snapdragon 8 Gen 2 resolve problemas de bateria e regista aumento no desempenho

Snapdragon 8 Gen2 (sm8550) performed very well in the initial test of energy efficiency, at least better than 888 / 8gen1 / 8 + GEN1. For Samsung S23, Exynos has no reason to continue to exist. The gap between Exynos and Snapdragon will only grow.

— Ice universe (@UniverseIce) 24 de maio de 2022

Será na sua conferência anual, a decorrer na próxima semana, que a Qualcomm vai apresentar o seu novo processador de última geração. Alguns rumores desvendaram já o que podemos esperar no novo chip.

O leaker Ice Universe garante que neste processador a Qualcomm se concentrou num dos principais problemas dos chips anteriores: a eficiência energética. Segundo o leaker, o novo processador já realizou vários testes a este nível, registando sempre bons resultados que também são superiores aos resultados obtidos pelos três últimos chips da Qualcomm.

Por sua vez, o leaker Digital Chat Station partilhou a configuração do novo processador que será composto por um Cortex-X3, dois Cortex-A720, dois Cortex-A710 e três Cortex-A510. Na prática, o Snapdragon 8 Gen 2 terá quatro núcleos dedicados ao desempenho e três núcleos reservados para a eficiência energética.

Entretanto foram também revelados os resultados do novo processador nos testes da plataforma Geekbench, na qual estava alojado no interior de um Samsung Galaxy S23. E o novo chip baseado no processo de 4 nm da TSMC registou um resultado alinhado com o A15 Bionic da Apple.

Conseguiu também ultrapassar os resultados obtidos pelos seus antecessores Snapdragon 8 Gen 1 e Snapdragon 8+ Gen 1. Outras fontes indicam igualmente que o novo Snapdragon não sofre dos problemas de sobreaquecimento registados anteriormente.

O Snadragon 8 Gen 2 é anunciado na próxima semana e de seguida passamos à fase de lançamentos de novos smartphones equipados com este processador. As duas marcas que vão disponibilizar os primeiros modelos no mercado são a Xiaomi com a sua série 13 que será apresentada entre o fim de novembro e início de dezembro e a Motorola com o Moto X40 (Edge 40 na Europa) a chegar sensivelmente na mesma altura.

Até ao final deste ano, o OnePlus 11 com Snapdragon 8 Gen 2 deverá também ser lançado. Depois em 2023, teremos o OPPO Find X6 Pro e a muito falada e aguardada série Galaxy S23 da Samsung. Saliente-se que desta vez também a Europa deve receber os modelos flagship da Samsung equipados com o Snapdragon 8 Gen 2 e não com um chip Exynos.

Realme 10 Pro+ chega com sensor de 108 megapixéis

Também na próxima semana, a Realme apresenta dois novos smartphones. O destaque vai diretamente para o 10 Pro+. Aos comandos terá o processador Dimensity 1080 enquanto a zona frontal será ocupada por um ecrã curvo com 6,7 polegadas, uma resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz.

Na configuração de câmara traseira vai contar com um sensor primário de 108 megapixéis, complementado por mais dois sensores, um com oito e outro com dois megapixéis de resolução.

Vai integrar ainda uma bateria de 5.000 mAh e será disponibilizado em várias configurações diferentes com memória RAM entre os 8 e 12 GB e com armazenamento interno de 256 GB.

Por sua vez, o Realme 10 Pro será disponibilizado com as mesmas configurações de RAM e armazenamento interno, mas com o processador Snapdragon 695 SoC da Qualcomm.

Terá igualmente uma bateria de 5.000 mAh e chega a executar o sistema operativo Android 13, tal como o seu congénere mais avançado.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt