O astrofotógrafo português Miguel Claro divulgou um incrível vídeo em timelapse da superfície solar. A sequência foi gravada ao longo de três horas e capturou o Sol num momento de aceleração em direção ao pico de atividade no seu ciclo solar de 11 anos.
Filmado a partir de um local com céu escuro na Reserva Dark Sky de Alqueva, em Portugal, o vídeo, partilhado através do Vimeo, encantou o mundo com a visão única e detalhada que proporcionou do disco solar completo.
O filme solar, composto por 246 imagens ao longo de aproximadamente 3 horas, mostra o Sol com o seu plasma preso aos fortes campos magnéticos da estrela. De acordo com o astrofotógrafo, o espetáculo que podemos ver no vídeo é causado principalmente pela libertação desse plasma para o espaço, um processo que ocorre num piscar de olhos.
No seu site, Miguel Claro destacou que o vídeo revelou recursos muito interessantes em movimento, como proeminências eruptivas, filamentos, regiões ativas com pequenos flares, pequenas espículas dançando como cabelos ao vento, e uma delicada linha ondulante de plasma.
A gravação foi feita com a combinação de uma câmara Player One Saturn-M SQR e um telescópio Lunt LS100. O resultado foi um filme de alta resolução de 5K, comprimido a partir de três terabytes de dados brutos.
Editores 4gnews recomendam: