O James Dyson Award, uma competição internacional de design e engenharia, anunciou os seus vencedores mundiais para 2023. Estes prémios revelam um trio de invenções que prometem impactar positivamente o mundo em diferentes áreas: humanitária, sustentabilidade e inovação geral.
Invenção humanitária do ano: The Life Chariot
Piotr Tłuszcz, motivado pelos desafios das evacuações médicas em terrenos difíceis observados no conflito na Ucrânia, criou o The Life Chariot. É solução inovadora que promete transformar as operações de resgate. Este MEDEVAC todo-o-terreno pode ser acoplado a qualquer veículo com gancho e ser uma alternativa mais segura e eficaz para transportar vítimas de acidentes ou conflitos.
Após uma década de experiência e estudo em veículos todo-o-terreno, Piotr desenvolveu esta ambulância portátil que já está a fazer a diferença no terreno. Foi entregue e testada por unidades médicas na Ucrânia e Polónia. Sir James Dyson destacou a importância do The Life Chariot, com a sua engenharia e impacto humanitário em destaque.
The Golden Capsule: revolução na medicina de catástrofe
Yujin Chae, Daeyeon Kim, Yeonghwan Shin e Yuan Bai, estudantes da Universidade de Hongik, em Seul, responderam às dificuldades enfrentadas pelos médicos em catástrofes, como os terramotos na Turquia e Síria. A sua invenção, The Golden Capsule, é um dispositivo intravenoso mãos-livres que não depende de gravidade ou eletricidade, facilitando o trabalho dos médicos em condições adversas.
A Golden Capsule utiliza forças elásticas e diferenças de pressão do ar para controlar a infusão de medicamentos, libertando os médicos para outras tarefas vitais. Este inovador sistema IV está a caminho de se tornar um novo padrão em emergências e em hospitais, com planos de produção em massa em andamento.
E-COATING: solução ecológica
Na luta contra as alterações climáticas, o E-COATING criado por Hoi Fung Ronaldo Chan e Can Jovial Xiao surge como uma invenção revolucionária. Este revestimento, feito de vidro reciclado, pode ser aplicado em telhados e paredes exteriores para refletir os raios solares. O objetivo é reduzir significativamente a necessidade de arrefecimento em edifícios e, por conseguinte, o consumo de eletricidade.
O E-COATING não ajuda apenas a combater o aquecimento global, mas também aborda o problema do desperdício de vidro em Hong Kong. Com o prémio do James Dyson Award, a equipa planeia aprimorar a aderência e facilidade de aplicação do produto, explorando também a sua utilização em interiores.
Compromisso do James Dyson Award com a inovação
O James Dyson Award, parte do compromisso de Sir James Dyson em demonstrar o poder transformador da engenharia. Tem apoiado inúmeras invenções, contribuindo com mais de 1 milhão de euros e exposição mediática global. Os jovens inventores recebem o reconhecimento e uma ajuda financeira para desenvolver as suas invenções.
O processo de seleção dos vencedores é rigoroso. Começa com avaliações nacionais de um júri de engenheiros da Dyson e um jurado externo. Após a seleção dos vencedores nacionais, existe uma lista de 20 projetos internacionais analisada por Sir James Dyson, que escolhe os vencedores finais.
De realçar que cada vencedor internacional, da categoria de sustentabilidade e categoria humanitária recebem um prémio de 34 000 €. Cada vencedor nacional recebe 5 700 €.
Ao comentar a edição deste ano, Sir James Dyson afirma: “Em vez de se lamentarem sobre os problemas que enfrentamos, estes jovens inventores estão a começar a resolvê-los com tecnologia e design. É a sua paixão e determinação em melhorar o mundo que os torna tão impressionantes, e espero que o prémio seja um trampolim para o sucesso.”