Os avanços da tecnologia são uma constante e, ao que tudo indica, está prestes a nascer um novo hospital de Inteligência Artificial (IA). Será o primeiro deste tipo no Vietname e vai-se chamar “MedArmor AI Hospital”.
De acordo com a HealthCare IT News, o hospital em questão está a ser construído por uma empresa da Austrália, focada em biotecnologia. Tal como sugere o nome do hospital, este será à base de assistência virtual.
O que tem para oferecer este Hospital de Inteligência Artificial?
As interações serão feitas, principalmente, através de videoconferência. A somar a isso, o hospital prestes a nascer no Vietname também vai ter monitorização de “tele-AVC”, unidades de terapia eletrónicas e consultas online.
Quanto à conceção do hospital em si, a Core 8 explica que é utilizada "IA avançada para colecionar e analisar dados de saúde do paciente, fornecendo assim insights acionáveis para exames preventivos e orientação médica personalizada".
A empresa australiana, responsável pela criação do hospital, cria automatismos de IA que conseguem prever resultados de saúde. Estes têm ainda o potencial de saber onde estão os potenciais riscos e tomar medidas em função disso.
Segundo a mesma fonte de informação, o hospital contém ainda um recurso de triagem de saúde, que é alimentado por uma IA de imagem médica.
Os grandes desafios que a Core8 pretende resolver
Em vários países, o acesso à saúde tende a ser um tema controverso, até por causa da sua acessibilidade. Nesse sentido, a Core8 destaca que este hospital de IA será motivo de destaque por questões de equidade, custo e sustentabilidade.
Supostamente, o formato de atendimento virtual serve também o propósito de permitir a utentes mais desfavorecidos o acesso a diagnósticos. Outro ponto de melhoria é a maior simplicidade nos processos administrativos.
Com o novo hospital de IA, pretende-se que os processos sejam o mais automatizados possível. Assim, torna-se mais fácil para os médicos e funcionários atender os utentes da melhor forma possível.
A título de curiosidade, aquele que é considerado o maior hospital virtual do mundo fica na Arábia Saudita. Estima-se que, apenas em 2022, este tenha atendido 480.000 pessoas.