O IFTTT pediu a todos os utilizadores dos produtos de Smart Home da Nest para não moverem as suas contas para a Google. Caso o façam, arriscam-se a prejudicar o funcionamento e sincronização com equipamentos Android.
Isto porque a Google anunciou recentemente que vai terminar o seu programa Works With Nest, a partir de final de agosto. Este programa permitia uma integração dos produtos Nest com os da Google de forma bastante funcional.
O IFTTT é uma serviço gratuito que permite criar atalhos chamados 'applets', para facilitar a execução de tarefas simples. Assim sendo, a equipa do IFTTT desenvolveu atalhos para que os produtos da Nest continuem a funcionar mesmo com a desativação do Works With Nest.
Contudo, conforme mencionado, utilizadores não podem passar as suas contas Nest para a Google. Por outro lado, não tendo o suporte oficial da Google, a Nest poderá perder algumas funcionalidades. Entretanto a Google afirmou que está a criar uma forma de migração mais fácil para os seus utilizadores.
Nest é a marca de produtos Smart Home da Google
Sendo que a Nest pertence à Google, esta é uma decisão algo estranha. A solução mais simples seria manter a sincronização como ela está ou providenciar um sistema de migração que não causasse inconveniências aos utilizadores.
A Nest possui vários produtos para casa como um termóstato, câmara de vigilância para interior e exterior, campainha inteligente e detector de fumo e monóxido de carbono. Recentemente, a Nest anunciou o lançamento do Google Nest Max Hub, para setembro. Este será um ecrã tátil integrado com o Assistente Google e uma panóplia de ferramentas.
No entanto, considerando o fim do programa Works With Nest, será que este produto será prejudicado? É possível que até lá a Google já tenha uma solução melhor para os seus utilizadores, esperemos.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Duo vai ficar ainda melhor com nova funcionalidade 'low light'
- Xiaomi lança concorrente ao Apple Watch a 27 de agosto: conhece os detalhes
- Redmi Note 7 atinge nova marca: 20 milhões de unidades vendidas