Usas o Youtube Web na tua televisão? Temos más notícias!

António Guimarães
1 comentário

Em 2011, o YouTube lançou uma interface para televisões chamada Leanback, para facilitar a utilização do site. No entanto, o YouTube vai remover essa funcionalidade muito em breve, conforme anunciado oficialmente.

O Leanback era essencialmente uma versão para web browsers em televisões. Utilizadores podiam, como o nome indica, encostar-se e ver conteúdo em lista de reprodução de uma forma contínua. O YouTube considera que já não é necessário manter tal interface.

youtube web

Isto porque a maioria das pessoas hoje em dia possuem Smart TVs com suporte para a aplicação do YouTube. Além disso, existem boxes Android, consolas, Chromecast e todo o tipo de aparelhos que tornam uma versão web desnecessária e algo obsoleta.

O que fazer quando o Leanback acabar

É importante salientar que poderás continuar a ver YouTube na tua televisão, apenas não através do browser interno. Podes utilizar a app oficial do YouTube se a tua televisão suportar. Caso não suporte, pondera investir numa box Android ou um Chromecast.

A Google está num processo de 'limpeza' dos seus serviços

Embora não diretamente relacionado, esta interface do Leanback é mais um 'pedaço' da Google que está a ser removido. Só este ano a Google já removeu a sua rede social Google+, o seu serviço de e-mail unificado Inbox, a plataforma de recrutamento Google Hire e até mesmo as mais famosas Google Play Music e YouTube Gaming.

Parece que 2019 é mesmo um ano de limpeza para a Google. A empresa tem dito que pretende focar os seus recursos nos projetos mais importantes e mais relevantes para o utilizador. Ou também podemos dizer que a empresa está a 'deitar fora' os seus serviços menos utilizados. No caso do Google+, o planeta agradece.

Editores 4gnews recomendam:

1 comentário
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.