Usas o Instagram no teu telemóvel? É melhor teres cuidado, especialmente se for um iPhone!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Com as novas funcionalidades de segurança implementadas no sistemas operativos dos telemóveis (iOS e Android), são cada vez mais os casos em que ficamos a saber que aplicações muito populares abusam das autorizações concedidas pelos utilizadores. A mais recente é o Instagram, e já está a deixar os utilizadores furiosos.

De acordo com recentes informações partilhadas por vários utilizadores, enquanto estavam a navegar pelo seu feed no Instagram, foram surpreendidos por uma nova funcionalidade de segurança no iOS 14. Sempre que, uma aplicação utiliza a câmara/microfone em plano de fundo, o sistema operativo alerta de imediato o utilizador.

Visto que os utilizadores não estavam a tirar nenhuma foto ou gravar um vídeo, o iOS 14 no iPhone revela que o Instagram poderá estar a aceder à tua câmara mesmo quando estás apenas a navegar o feed.

Instagram afirma que se simplesmente de um bug na versão beta do iOS 14

Considerando todos os problemas que o Facebook já enfrentou no que respeita à privacidade dos seus utilizadores, como seria de esperar, o Instagram não demorou muito tempo a responder a estas acusações.

Tal como avançado pelo The Verge, o Instagram afirma que este incidente está a ser causado por um bug na versão beta do iOS 14 e está já a ser resolvido. Além disso, o representante da rede social prometeu a todos os utilizadores que apenas acedem à câmara quando os utilizadores assim o desejam.

Ainda que a justificação sejam plausível, é impossível conseguir ter 100% de certeza. Por isso, especialmente se estás a utilizar a versão beta do iOS 14, talvez não seja má ideia removeres as autorizações para aceder à câmara quando não a estás a utilizar.

No caso de não se tratar realmente de um bug, a situação poderá tornar-se ainda mais grave, não sendo possível confirmar qual a possível extensão do problema. Se assim for, também a versão do Instagram para Android e restantes versões do iOS poderão estar a apresentar uma utilização desonesta da câmara dos smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

  • Mensagens Google vai copiar o Facebook Messenger! Sabe como
  • Twitter vai causar polémica com novas estratégias para gerar receitas
  • Facebook Messenger no iPhone está mais seguro com esta novidade. Android vai ter de esperar
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.