Usas o Facebook Messenger? Temos boas novidades para ti!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que parece o Facebook Messenger está a preparar uma atualização que fará com que o áudio e as chamadas sejam encriptadas ponto-a-ponto. Ou seja, só tu e o utilizador que receberá o áudio ou chamada saberá o que foi falado.

Este tipo de encriptação já existe numa enorme quantidade de aplicações, por exemplo o WhatsApp (que até pertence ao Facebook), contudo, o Facebook Messenger é uma das aplicações que menos privacidade oferece aos utilizadores.

Por isso é que às vezes sabemos de escândalos onde terceiros tiveram acesso a mensagens e chats dos utilizadores. A polémica da Cambridge Analytica foi um bom exemplo. Se as mensagens, chamadas e mensagens de voz fossem encriptadas ponto-a-ponto, não seria fácil que tal acontecesse.

Os governos não querem encriptação ponta-a-ponta no Facebook Messenger

Contudo, nem todos estão felizes com a mudança. Enquanto que a maior parte dos utilizadores fica feliz e grita de alegria por saber que o Facebook começa a ter um papel mais ativo na privacidade dos utilizadores, alguns governos mundiais não estão felizes com esta nova funcionalidade.

O governo americano, britânico ou até australiano são alguns exemplos. Os governos temem que com a encriptação dos áudios e chamadas será muito mais complicado de conseguir apanhar criminosos que ameaçam a sociedade. Tráfico de mulheres e crianças foi um dos temas levantados na última presença de Mark Zuckerberg no Congresso Americano.

Os governos alegam que com esta encriptação será muito mais complicado conseguir deter criminosos. Contudo, por outro lado, utilizadores que nada tem relacionado com isto terão a sua privacidade mais segura. Ou seja, ganha-se algo perde-se algo.

Facebook Messenger deverá seguir os passos do WhatsApp

Mesmo com esta controvérsia, não me parece que o Facebook não implemente a funcionalidade. Já foi visto que no WhatsApp funciona bem e os utilizadores começam a preferir esse tipo de serviços face a outros mais abertos como o Facebook Messenger.

Com os escândalos dos últimos anos que envolveram o Facebook, acredito que a implementação da encriptação dos chats do Facebook Messenger por completo seria a solução mais viável de forma a evitar mais problemas no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Mensagens Android tem mais uma funcionalidade contra SPAM
  • Google faz compra multi-milionária que pode finalmente revolucionar o WearOS!
  • OnePlus explica o porquê de lançar dois smartphones em simultâneo
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.