Usas o Calendário Google mas queres privacidade? Esta vai ser a melhor alternativa!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Se usas o Calendário Google sabes o quão eficiente a tua vida pode ser quando a organizas de forma correta. Contudo, o serviço da Google, que é também aplicação para smartphone, não é propriamente o mais privado do mundo.

A Google não é conhecida por dar a maior privacidade aos seus utilizadores. Ainda que as informações dos users seja maioritariamente utilizada para publicidade e só a Google é que tem acesso, sabes que ao teres algo no calendário terás a privacidade a ser invadida.

Por isso é que a empresa por trás do ProtonMail acaba de revelar um calendário totalmente encriptado onde só o utilizador terá acesso à informação.

Calendário do ProtonMail ainda está em fase Beta mas promete chegar em breve para todos

Neste momento o calendário da ProtonMail ainda está a ser trabalhado e em fase Beta. Isto significa que só os utilizadores "premium" do serviço é que tem acesso a este calendário encriptado.

Porém, a empresa já referiu que o mundo merece um calendário assim e que o mesmo sairá para todos sem qualquer custo. No lançamento do Calendário a ProtonMail referiu "Acreditamos que todos têm o direito de planear um jantar com amigos sem anunciar à Google quem estará presente"

Continuou dizendo "Por muito tempo, para organizar eventos com facilidade, tivemos que deixar as grandes corporações monitorizar esses momentos especiais. Essas empresas bisbilhotam o teu calendário e usam essas informações para te dar publicidade."

Terminou referindo que "Um calendário é mais do que apenas uma ferramenta. É um registo dos momentos que compõem sua vida".

SPAM no calendário Google é um problema sério

Prometo que um dia vou escrever sobre este problema de forma mais detalhada. A integração do Calendário Google com o Gmail é fantástica, contudo, muitas empresas decidiram tomar esse caminho para te mandar publicidade para a tua vida.

Ou seja, imagina que recebes um convite de reunião para o Gmail. O email irá automaticamente adicionar uma reunião ao teu Calendário Google nas horas a que foi definida.

Contudo, algumas empresas enviam emails de marketing com este tipo de agendamentos. Por muito que a pessoa ignore o email de Spam, este vai criar à mesma um lembrete no calendário. Percebes agora o enorme problema?

Em suma, está na hora da Google mudar alguma coisa no Calendário Google que a maior parte das pessoas utilizam. Se o ProtonMail fizer um trabalho na organização da minha vida quanto a Google, não vejo muitos entraves para mudar de serviço.

Editores 4gnews recomendam:

  • Cuidado clientes Vodafone! Tarifário "ilimitado RED" fez chegar uma conta de 3500€ a um cliente!
  • Xiaomi tem um novo logótipo para festejar os seus 10 anos
  • Xiaomi começa o ano com uma contratação de peso!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.