União Europeia quer acabar com o Modo Avião e permitir o 5G

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A União Europeia (UE) quer acabar com o Modo Avião para que, ao viajar através do meio de transporte mais seguro do mundo, possamos utilizar os nossos smartphones, independentemente da altura. Para tal, teremos frequências próprias no padrão 5G.

Os passageiros, na Europa, poderão assim dizer adeus ao modo de avião, sem comunicações de redes sem-fios durante os voos no espaço comunitário. Será, como facilmente se compreende, uma das maiores mudanças de paradigma dos últimos anos.

Modo de Avião pode cair, finalmente, na União Europeia

União Europeia Modo de Voo

Até ao momento, sempre que entramos num avião e nos preparamos para descolar, o aviso para desligarmos o smartphone, ou colocar o mesmo em Modo de Avião é algo que qualquer passageiro já ouviu. O aviso, comum e sistemático, poderá, contudo, cair na Europa.

Em causa está a decisão da Comissão Europeia, tomada no passado dia 26 de novembro, e entretanto divulgada. Em causa está a recomendação / obrigação em vigor desde os anos 90, então (e agora), com o fundamento que as tecnologias de transmissão de sinais e de radiofrequência podiam afetar as comunicações.

Desse modo, as companhias aéreas obrigam os passageiros a colocar os smartphones e tablets em Modo de Avião, sem ligação às redes móveis / acesso às telecomunicações.

O smartphone não terá que ficar isolado do mundo durante os voos na Europa

A rácio sendo também não interferir nas comunicações dos pilotos, nem causar distrações potencialmente perigosas. Porém, esta realidade será gradualmente abandonada ao longo dos próximos anos, de acordo com a própria Comissão Europeia.

Assim, perante um misto de receio dos passageiros, e recomendação séria / imposição das companhias aéreas, sempre que voamos os nossos telemóveis estão privados de comunicações. O modo de voo coloca essencialmente o smartphone isolado do mundo, garantindo que não há interferência nas comunicações.

Em particular, argumentava-se que o telemóvel poderia interferir nas comunicações entre os pilotos e os controladores de voo, sobretudo durante as fases mais delicadas como o descolar e aterrar da aeronave.

Gradualmente o Modo Avião ficará obsoleto na Comunidade Europeia

RyanAir

Foi no passado dia 26 de novembro que a UE anunciou o fim do modo de avião. Com efeito, será possível viajar sem esta obrigatoriedade, sendo facultado o acesso às redes móveis 5G dentro dos aviões, com aplicação gradual.

Desse modo, à medida que as companhias equiparem os seus aviões com o equipamento necessário para garantir a ligação às redes 5G, não necessitaremos de "privar" o nosso telemóvel do acesso à Internet e comunicações convencionais.

Por fim, recordamos que mais recentemente algumas companhias áreas como a Iberia e a Norwegian já permitiam que os utilizadores acedessem ao Wi-Fi do avião.

Para além disso, a ligação Bluetooth também não suscita incómodos, nem é alvo de imposições por parte de várias companhias aéreas como a RyanAir.

No more “Airplane Mode”!Passengers aboard flights in the EU🇪🇺will be able to use their mobile phones to the maximum of their capacity and features, just like with a ground-based #5G mobile network, within the equipped aircraft using so-called ‘pico-cell'.https://t.co/Ci5s0ATi4O

— Eduard Lovin 🇷🇴🇪🇺 (@LovinEduard) 26 de novembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.