Uber paga milhões para utilizar o Google Maps

António Guimarães

A Uber acabou de lançar o seu relatório de segurança que inclui alguns detalhes financeiros sobre as operações da empresa. Um deles são os valores pagos pelas licenças.

Mais especificamente, o valor que a empresa de transporte privado paga à Google para utilizar a plataforma que os sustenta: Google Maps. O relatório indica que a Uber pagou 58 milhões de dólares entre Janeiro de 2016 e Dezembro de 2018.

uber woman

Um valor de 58 milhões de dólares parecem meros trocos para a Google. A empresa trouxe cerca de 39.2 mil milhões de dólares em receitas apenas num dos trimestres de 2018.

A Uber conseguiu um excelente negócio com o Google Maps

No relatório, a empresa de transporte privado afirma que o Google Maps é uma parte fulcral da sua operação. Embora existam alternativas de GPS como o Waze, nenhuma oferece a solução globalizada do Maps.

Uma afirmação óbvia, visto que o Google Maps é a app de GPS mais utilizada e tem inclusive, integração com a Uber. Podes chamar directamente um carro Uber pelo Maps.

Contudo, a Uber afirma que continua a perder dinheiro e que nunca farão lucro. As receitas de 11.27 mil milhões de dólares em 2018 podem indicar o contrário mas se a empresa o diz, como podemos contrariar?

uber

Como é que a Uber conseguiu tal negócio?

A Uber paga pouco pelo Google Maps por duas razões principais. Em primeiro lugar, a Google beneficia do valor pago diretamente mas também da publicidade.

O relatório da Uber indica que 1.5 mil milhões de viagens dos últimos meses de 2018 foram feitas através do Google Maps. Esse factor trouxe vários novos visitantes à plataforma.

A outra razão é a percentagem de 5.2 que a Alphabet tem na Uber. Portanto, existe aqui uma parceria amigável entre as empresas. Todos ganham com esta situação.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.