Twitter tem um novo tipo de letra. Já deram conta da "Chirp"?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A rede social distribui efetivamente e aplica uma nova fonte, ou tipo de letra. Chama-se "Chirp" e chega em primeiro lugar à plataforma web, para quem usa o Twitter através do computador, via browser ou navegador. O novo aspeto colhe opiniões positivas.

A distribuição geral teve início a 11 de maio, espalhando-se pela plataforma web após vários meses de testes locais. Mais recentemente, os utilizadores da rede social têm aponta a distribuição que, para a maioria, chegou como uma (boa) surpresa.

A "Chirp" é a nova fonte da rede social Twitter

Importa frisar que as diferenças podem passar despercebidas a alguns utilizadores menos atentos. Sobretudo na representação dos cabeçalhos e maiúsculas, aí torna-se mais difícil ver exatamente o que mudou com o novo tipo de letra a ser similar ao anterior.

De igual modo, os utilizadores de Twitter no macOS podem ter uma apresentação ligeiramente distinta dos utilizadores em Windows, mas para ambos será aplicada a nova Chirp. Com efeito, em pouco tempo acumularam-se vários relatos com as novidades.

De acordo com o próprio Twitter, a sua nova Chirp é uma amálgama dos estilos American Gothic e European Grotesque, resultando num "equilíbrio entre o confuso e o claro". É, segundo a empresa, um tipo de letra sério e divertido em simultâneo.

O novo tipo de letra tem vários estilos já a chegar aos utilizadores

O novo tipo de letra Chirp tem vários estilos, desde o Chirp Black, Chirp Bold, e Chirp Regular, que compõem a família Chirp Serif já disponível e aplicada à rede social. A nova fonte vem substituir a Segoe UI que até então era usada pela plataforma.

Já de acordo com Derrit Derouen, responsável criativa da empresa, a nova Chirp pode inclusive aparecer em todas as páginas e plataformas em que o Twitter está presente. Por outras palavras, tornar-se-á na nova cara da rede social.

Este novo tipo de letra foi criado em parceria com a empresa suíça Grilli Type e traz também suporte para animações, incluindo o próprio logótipo do Twitter. Note-se, contudo, que a distribuição deste novo tipo de letra é feito de forma gradual e faseada.

Já receberam este novo "look" para a rede social?

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 13: será este o aspeto do smartphone mais espesso da Apple?
  • Xiaomi revela segredos dos novos auriculares premium antes de tempo
  • Google prepara nova forma de despertar a sua Assistente no smartphone
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.