O Twitter tem passado por várias mudanças internas e feito várias manchetes por todo o mundo. A rede social de Elon Musk teve, de acordo com a agência de análise de mercado, Apptopia, um pico de novos downloads nos últimos dias. Em simultâneo, apontou o próprio CEO, a rede social teve um novo máximo de utilizadores ativos, provando que o "pássaro" está livre e mais forte que nunca.
Assim que Musk assumiu o novo cargo de CEO do Twitter, nuvens de incerteza pairavam sobre a empresa. Em pouco tempo, a cúpula de executivos da rede social foi despedida, bem como até 50% da massa laboral da empresa, levando a que alguns antigos trabalhadores recorressem já à via judicial.
Musk afirmou que o Twitter perdia até 4 milhões de dólares diariamente, pelo que ações rápidas tiveram que ser tomadas. Por outras palavras, a rede social é uma empresa e Musk encara-a como tal. Em pouco tempo, as ações do Twitter no mercado bolsista começaram a disparar, ainda que não de forma linear, mas decididamente "no verde".
O "toque de Midas" de Elon Musk
Assim, contrariamente ao que vários meios de comunicação fazem crer, a utilização da rede social estará em crescendo. Aliás, a popularidade do Twitter nunca terá sido tão grande como agora, com o seu nome profusamente divulgado em vários meios.
A propósito, como satiriza o próprio Musk, "espera que os servidores não derretam". Aqui numa referência ao pico de utilizadores ativos na sua rede social. Em síntese, perante as métricas extremamente positivas, podemos apenas apelidar de "chorume" parte da narrativa de alguns media.
Para Musk, a nova empresa será encarada e gerida como tal, um meio que, em última análise, visa a prossecução do lucro. Para tal, teremos os 8 dólares / euros mensais para obter a verificação no Twitter como fonte de rentabilização para a plataforma.
Sem publicidade, Musk tem que procurar meios alternativos para rentabilizar o Twitter
O CEO já fez saber que esta é a "nova lei" e que será para manter. Já de acordo com alguns analistas de mercado, Musk trata a empresa como se fosse uma Startup. Porém, ao contrário da maioria das startups, a rede social está firmada no mercado e não desaparecerá num futuro previsível.
28% de aumento dos downloads do Twitter em novembro
Sendo já de esperar um período conturbado, que agora atravessamos, os indicadores de médio / longo prazo são animadores. Existe e existirá um percentual que sairá da plataforma, mesmo que só durante alguns dias.
Porém, segundo o novo estudo da Apptopia, e como avança a publicação Business Insider, os downloads da app aumentam, bem como o uso da rede social.
Aliás, em comparação com setembro último, os downloads do Twitter aumentarem em até 46%. Ora, cada download e instalação num novo dispositivo móvel Android e iOS equivale a mais utilização da plataforma, contrariando assim as manchetes pessimistas.
636 770 downloads diários da rede social Twitter a 3 de novembro
O Twitter não é perfeito. Mas será o melhor das principais redes sociais, esta é a promessa de Musk. O caminho para tal será tortuoso e inevitavelmente repleto de polémica, não fosse este o CEO da Tesla e SpaceX, entre várias outras empresas de sucesso.
Aliás, da mesma mente que catapultou o Paypal, esperamos agora uma nova fase para o Twitter, submetida a um maior escrutínio do público e dos utilizadores. Algo que só podemos apelidar de saudável.
Não obstante, chega a ser irónico ver a justaposição entre factos e métricas, com os clamores ou puro oportunismo mediático, quiçá baseado em convicções políticas. Por fim, e como sempre, o mercado ditará o sucesso ou insucesso da gestão Musk.
Editores 4gnews recomendam: