Moto X StyleA Motorola anunciou hoje 3 novos smartphones para diferentes escalões de mercado, dos quais o Moto X Style e o Moto X Play são aqueles que mais curiosidade despertam seja pela sua aparência ou especificações técnicas muito cativantes!

Apesar da Motorola depender sobretudo do Moto G para se afirmar no mercado mobile, sendo esse o dispositivo com maior número de unidades vendidas, a marca apostou em dois equipamentos para o segmento mais premium do mercado. Temos em ambos especificações dignas de um flagship e um preço que adoça bastante tanto um, como outro.

   

Os novos Moto X até podem parecer iguais à primeira vista mas são equipamentos completamente diferentes, unidos apenas pelo espírito da Motorola e pelo nome Moto X. É fácil ficar baralhado com estes nomes tão parecidos por isso resolvemos compilar esta lista de funcionalidades e características de ambos os equipamentos.

Vê também as diferenças de especificações técnicas entre o Moto X Style e o Moto X Play.

Moto X Style-Style e Design

Começando pelo topo de gama Motorola Moto X Style temos desde logo um design extremamente atraente que o fará destacar-se da multidão. Com as várias opções de cor, tonalidade e textura, desde couro, madeira ou um novo toque a silicone, o Motorola Moto X Style merece sem dúvida o seu apelido e será tudo menos aborrecido. Claro que se puderes usufruir do Moto Maker poderás criar um smartphone que reflita o teu estilo e gostos, a meu ver um dos principais pontos a seu favor.

Processador

Moto X Style vem equipado com um processador da Qualcomm, o SoC Snapdragon 808 com 6 núcleos de processamento, um motor de topo que, apesar de não ser tão poderoso como o Snapdragon 810, não tem a má fama deste último com o seu aquecimento preocupante e a meu ver isso acaba por ser um ponto positivo. Não estar associado a um “motor” cuja reputação está muito manchada, e no final de contas tirando os benchmarks pouca diferença se sentirá com uma utilização normal.

Temos aqui também 3 GB de memória RAM o que garantirá uma experiência de multi-tasking perfeitamente fluída, capaz de gerir as aplicações e jogos mais pesados do momento com toda a fluidez e rapidez que exigimos num equipamento de gama alta.

Ecrã

A experiência de visualização neste Moto X Style com um ecrã IPS de 5.7 polegadas e resolução Quad HD (1440 x 2560 pixels), resultando numa densidade de 515 pixels por polegada será a melhor de sempre num smartphone da marca, no entanto, esperemos que não sacrifique demasiada autonomia de bateria. Pelo menos teremos a tecnologia Turbo Charging  que promete ser ainda mais rápido do que toda a concorrência.

Os altifalantes duplos frontais vão certamente contribuir para uma experiência de entretenimento muito mais envolvente e são sem dúvida, uma grande mais valia para o utilizador final.

Câmaras de 5 e 21 MP

Se a geração anterior deixou imenso a desejar no departamento fotográfico, o novo Moto X Style vem equipado com uma câmara de 21 MP com abertura f/2.0, autofocus com detecção de fase, flash dual-LED, possibilidade de gravação de vídeo a 4K, slow motion, só peca mesmo por não possuir estabilização óptica da imagem (OIS).

Temos também uma câmara frontal wide-angle de 87º para as selfies perfeitas com um sensor de 5 MP e claro, um flash frontal. O prognóstico desta vez está bastante mais positivo mas só com as primeiras reviews é que saberemos.

Expansão da memória interna via microSD

Contrariando a infeliz tendência de supressão da possibilidade de expansão de memória interna com um cartão microSD até 128 GB, o novo Moto X Style traz-nos esta funcionalidade portanto não seremos obrigados a pagar bastante mais logo à partida para ter mais alguma memória interna para todas as nossas músicas, filmes e jogos. Uma excelente evolução relativamente à geração anterior.

Preço e disponibilidade

Apesar de nunca referirem nenhum preço em concreto, foi dito que este topo de gama seria sensivelmente 200 a 300$ mais barato do que os topos de gama convencionais. Ora, o preço normal de um flagship é de 700$ pelos padrões actuais, portanto podemos deduzir que o novo Moto X Style custará entre 400 a 500$ dependendo das versões. Estará disponível a partir de Setembro de 2015.

Moto X Play

O Moto X Play é um equipamento de gama média-alta que apesar de não ser tão bem parecido como o seu irmão mais velho, não deixa de ter umas boas especificações a um preço mais atraente.

Processador

Este Motorola mais acessível vem equipado com o processador Snapdragon 615 que, à semelhança do smartphone, é o modelo de gama média alta (neste caso da Qualcomm). Trata-se de um SoC octa-core a 1.7 GHz, arquitectura de 64-bits e 2 GB de memória RAM. A sua performance deverá ser mais do que suficiente e para a maioria dos utilizadores.

Conta também com a possibilidade de expansão da memória interna via microSD até 128 GB e altifalantes duplos frontais.

Ecrã

Neste Moto X Play temos um ecrã IPS mais pequeno com 5.5 polegadas e uma resolução Full HD, 1080p, o que resulta numa densidade de 401 pixels por polegada e duvido que desiluda alguém ao utilizar-mos o equipamento.

Bateria

A bateria deste Moto X Play é bastante mais generosa do que a do topo de gama e terá 3630 mAh de capacidade. Tendo em conta a menor resolução de ecrã e o processador menos potente, as diferenças de autonomia deverão ser bem evidentes. Este Moto X Play poderá competir directamente com o seu primo Droid Turbo ou Moto Maxx.

Preço e disponibilidade

Apesar de nunca referirem nenhum preço em concreto, foi dito que este topo de gama seria sensivelmente 300 a 400$ mais barato do que os topos de gama convencionais. Ora, o preço normal de um flagship é de 700$ pelos padrões actuais, portanto podemos deduzir que o novo Moto X Play custará algo entre 300 a 400$ consoante a versão e personalização. Este dispositivo estará disponível já no próximo mês de Agosto.

Apesar de bastante parecidos, estes novos Motorola Moto X Style e  Moto X Play destinam-se a grupos diferentes de utilizadores. Preferes um ecrã maior, com maior resolução, mais personalização e uma aparência mais premium ou contentas-te perfeitamente com um equipamento de ecrã ligeiramente menor, tal como a resolução mas que em troca te proporcionará uma autonomia de bateria bem superior e um preço mais agradável?

Ambos os equipamentos estarão disponíveis para encomenda a partir de meados de Agosto/inícios de Setembro.

Talvez queiras ver mais sobre a Motorola:

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).