Tudo o que já sabemos sobre o iPhone 14 Max

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Em setembro, quando chegar, o iPhone 14 Max será o melhor e maior modelo da nova geração do smartphone da Apple.

Muitas das novidades que traz consigo foram já reveladas por vários rumores. Ponto a ponto contamos-te tudo o que já sabemos sobre o topo de gama iPhone 14 Max.

Design do iPhone 14 Max pode ser diferente de modelos anteriores

iPhone 13 Pro Max
A Apple vai abandonar o entalhe no ecrã na próxima geração do iPhone 14 Pro Max Crédito@Apple

Este é um dos rumores mais recorrentes sobre a nova geração de iPhone. Ao que tudo indica, a Apple fez cair o entalhe que alojava os sensores para o substituir por duas pequenas aberturas – uma em forma circular e outra em formato pílula – para abrigar tanto a câmara frontal como os sensores Face ID.

A informação surgiu, pela primeira vez, através de Jon Prosser, mas outros leaker fiáveis como Mark Gurman e Ming-Chi Kuo, já confirmaram que a Apple abandonou efetivamente o entalhe nos próximos modelos Pro.

O design será também alterado no painel traseiro. Tudo para alojar o suposto novo sensor de 48 megapixéis que, obviamente, é maior que o de 12 megapixéis presente na versão atual 13 Pro Max.

Ecrã mantém-se semelhante ao do iPhone 13 Pro Max

Parece que a Apple não irá fazer grandes alterações no ecrã. O leaker Ross Young fala num painel OLED com 6,68 polegadas enquanto que Ming-Chi Kuo é mais generoso e aponta para um ecrã com 6,7 polegadas.

A resolução será de 2778x1284 pixéis e a tecnologia ProMotion que fornece uma taxa de atualização de 120 Hz vai estar presente.

Além da substituição do entalhe e de uma possível atualização no brilho, a empresa de Cupertino não deverá fazer grandes alterações e o iPhone 14 Max terá especificações no ecrã muito semelhantes às do modelo anterior.

Configuração de câmara traseira

iPhone 13 Pro Max
O sensor primário de 12 megapixéis do iPhone 13 Pro Max pode ser substituído por um maior com 48 megapixéis de resolução Crédito@Apple

Aqui vai estar uma das maiores atualizações do iPhone 13 Pro Max para o iPhone 14 Pro Max e o responsável será um novo sensor primário com 48 megapixéis de resolução com capacidade para gravar vídeos 8K. Vários leakers confiáveis, nos quais se inclui MIng-Chi Kuo, já garantiram a presença deste novo sensor.

Pouco se sabe sobre os restantes sensores, mas ao que tudo indica a Apple vai manter o ultrawide de 12 megapixéis, assim como o sensor telefoto de 12 megapixéis que fornece zoom ótico de 3x.

Alguns rumores sugerem que o iPhone 14 Max poderá integrar um sensor periscópio com zoom ótico de 5x, mas aparentemente este sensor está reservado para a série iPhone 15 que só chega em 2023.

Processador novo e memória RAM mais rápida

Seguimos diretamente para outra grande atualização face ao modelo anterior. O iPhone 14 Max vai integrar o chip A16 Bionic que supostamente pode estar baseado no processo de 4 nm da TSMC.

Esta é uma atualização significativa, uma vez que o A15 Bionic do seu antecessor usa o processo de 5 nm.

Ainda que mantenha os mesmos 6 GB de memória RAM do iPhone 13 Pro Max, o 14 Pro Max pode chegar equipado com RAM LPDDR5 que é mais rápida e eficiente a nível energético do que a RAM LPDDR4X do modelo anterior.

Com estas alterações, pelo menos em teoria, o iPhone 14 Pro Max terá um desempenho mais potente e rápido, além de uma melhor gestão energética.

Bateria maior?

Alguns rumores apontam para que o iPhone 14 Pro Max chegue com uma bateria maior que o seu antecessor que conta com uma de 4.352 mAh.

A confirmar-se esta informação, as notícias não podiam ser melhores. Ainda para mais tendo em conta que a autonomia do iPhone 13 Pro Max é bastante boa. No entanto, este rumor não foi reforçado pelos habituais leakers fiáveis, como Ming-Chi Kuo ou Mark Gurman, o que nos leva a aconselhar precaução.

E, para já, estas são as informações disponíveis sobre o iPhone 14 Pro Max que, quando chegar em meados do próximo mês de setembro, irá concentrar em si todas as atenções do mundo high-tech. Afinal este será o terminal topo de gama da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt