Em setembro, quando chegar, o iPhone 14 Max será o melhor e maior modelo da nova geração do smartphone da Apple.
Muitas das novidades que traz consigo foram já reveladas por vários rumores. Ponto a ponto contamos-te tudo o que já sabemos sobre o topo de gama iPhone 14 Max.
Design do iPhone 14 Max pode ser diferente de modelos anteriores
Este é um dos rumores mais recorrentes sobre a nova geração de iPhone. Ao que tudo indica, a Apple fez cair o entalhe que alojava os sensores para o substituir por duas pequenas aberturas – uma em forma circular e outra em formato pílula – para abrigar tanto a câmara frontal como os sensores Face ID.
A informação surgiu, pela primeira vez, através de Jon Prosser, mas outros leaker fiáveis como Mark Gurman e Ming-Chi Kuo, já confirmaram que a Apple abandonou efetivamente o entalhe nos próximos modelos Pro.
O design será também alterado no painel traseiro. Tudo para alojar o suposto novo sensor de 48 megapixéis que, obviamente, é maior que o de 12 megapixéis presente na versão atual 13 Pro Max.
Ecrã mantém-se semelhante ao do iPhone 13 Pro Max
Parece que a Apple não irá fazer grandes alterações no ecrã. O leaker Ross Young fala num painel OLED com 6,68 polegadas enquanto que Ming-Chi Kuo é mais generoso e aponta para um ecrã com 6,7 polegadas.
A resolução será de 2778x1284 pixéis e a tecnologia ProMotion que fornece uma taxa de atualização de 120 Hz vai estar presente.
Além da substituição do entalhe e de uma possível atualização no brilho, a empresa de Cupertino não deverá fazer grandes alterações e o iPhone 14 Max terá especificações no ecrã muito semelhantes às do modelo anterior.
Configuração de câmara traseira
Aqui vai estar uma das maiores atualizações do iPhone 13 Pro Max para o iPhone 14 Pro Max e o responsável será um novo sensor primário com 48 megapixéis de resolução com capacidade para gravar vídeos 8K. Vários leakers confiáveis, nos quais se inclui MIng-Chi Kuo, já garantiram a presença deste novo sensor.
Pouco se sabe sobre os restantes sensores, mas ao que tudo indica a Apple vai manter o ultrawide de 12 megapixéis, assim como o sensor telefoto de 12 megapixéis que fornece zoom ótico de 3x.
Alguns rumores sugerem que o iPhone 14 Max poderá integrar um sensor periscópio com zoom ótico de 5x, mas aparentemente este sensor está reservado para a série iPhone 15 que só chega em 2023.
Processador novo e memória RAM mais rápida
Seguimos diretamente para outra grande atualização face ao modelo anterior. O iPhone 14 Max vai integrar o chip A16 Bionic que supostamente pode estar baseado no processo de 4 nm da TSMC.
Esta é uma atualização significativa, uma vez que o A15 Bionic do seu antecessor usa o processo de 5 nm.
Ainda que mantenha os mesmos 6 GB de memória RAM do iPhone 13 Pro Max, o 14 Pro Max pode chegar equipado com RAM LPDDR5 que é mais rápida e eficiente a nível energético do que a RAM LPDDR4X do modelo anterior.
Com estas alterações, pelo menos em teoria, o iPhone 14 Pro Max terá um desempenho mais potente e rápido, além de uma melhor gestão energética.
Bateria maior?
Alguns rumores apontam para que o iPhone 14 Pro Max chegue com uma bateria maior que o seu antecessor que conta com uma de 4.352 mAh.
A confirmar-se esta informação, as notícias não podiam ser melhores. Ainda para mais tendo em conta que a autonomia do iPhone 13 Pro Max é bastante boa. No entanto, este rumor não foi reforçado pelos habituais leakers fiáveis, como Ming-Chi Kuo ou Mark Gurman, o que nos leva a aconselhar precaução.
E, para já, estas são as informações disponíveis sobre o iPhone 14 Pro Max que, quando chegar em meados do próximo mês de setembro, irá concentrar em si todas as atenções do mundo high-tech. Afinal este será o terminal topo de gama da Apple.
Editores 4gnews recomendam: